domingo, 4 de junho de 2017

Tempo, tempo, tempo , tempo...



         No dia 3 de abril tivemos nossa primeira aula do Seminário Integrador no eixo V.  Nesta aula  em grupo discutimos sobre aspectos e fatos que influenciam na realização de nossas tarefas do Pead e abordamos as formas que utilizamos para driblar essas dificuldades:  problemas de saúde problemas com internet, problemas de saúde na família, dificuldades financeiras foram alguns dos aspectos citados, porém a questão que apareceu com mais frequência foi administração do tempo ou melhor, a dificuldade em administrar o tempo para dar conta de todas as tarefas e obrigações que temos trabalho, família e Pead. Nas trocas realizadas após as discussões nos grupos ficou evidente que a organização do tempo ou melhor a distribuição das tarefas e atividades que temos além do curso no tempo que temos disponível é o que mais dificulta que possamos dar a atenção que gostaríamos às tarefas. Assim como nos aprofundarmos mais nas leituras e Estudos do PEAD. 
        Constatar que não é uma dificuldade só minha, que minhas colegas também tem os mesmos problemas e dificuldades que eu ou até maiores, de certa forma me tranquilizou. É sempre bom saber que não estamos sós. E as sugestões de cada uma para driblar as dificuldades, acredito que contribuiu para nos fortalecermos para seguir em frente.

Projeto Pedagógico em Ação


            Como todo início de semestre foi momento de grande expectativa. A primeira das  interdisciplinas deste semestre é Projeto Pedagógico em Ação, nela a proposta de trabalhar com os alunos um projeto de Aprendizagem. No semestre passado vivenciamos a construção de um projeto de aprendizagem como aluna agora a proposta é vivenciar como professora.  

Este trabalho em grupo e nossas experiências serão divididas em um blog criado para esta interdisciplinar onde faremos reflexões e discussões acerca dos projetos de cada uma. Meu grupo é composto por mim Gislane, Roselane, Aline Capriolli, Fernanda e Simone. Cada uma de nós atua em uma área diferente eu trabalho em uma turma mista de Berçário Maternal 1 a Simone em uma turma de primeiro ano, a Fernanda na educação infantil em um quarto ano Aline trabalha na Secretaria de Educação departamento de inclusão E também como tutora em uma licenciatura à distância em espanhol. Acredito que as trocas serão muito ricas visto que nossos trabalhos serão bem diferentes.  Mas percebi que todos estamos bem empolgados na realização desse trabalho. E como já vimos para que um projeto de aprendizagem seja realmente significativo é necessário que seja de real interesse dos envolvidos. 

CHEGOU O EIXO V

No dia 27 de março tivemos o primeiro encontro presencial do eixo V.  Esse eixo marca a metade do curso, o meio de uma caminhada no PEAD.  Ao olhar para trás posso identificar muitas aprendizagens e desafios vencidos, o primeiro o uso das tecnologias da informação que para mim foi como aprender a andar, a falar ou a escrever, foi uma aquisição importantíssima para que eu pudesse realizar as atividades do curso.  E mesmo que anteriormente eu soubesse que esses recursos são, atualmente, de grande valia e fazem parte de nossas vidas mesmo quando não os utilizamos diretamente. É muito diferente me apropriar e fazer uso deles, continuo aprendendo. Lidando com minhas dificuldades pessoais quanto a minhas aprendizagens, com as novas formas de estudar e de aprender, que exigem uma autonomia do aluno que, eu pouco vivenciei como aluna anteriormente. E olhando para frente novos desafios a enfrentar e novas aprendizagens. Estou otimista quanto ao Eixo V.