domingo, 17 de julho de 2016

Brincando e Aprendendo com a Poesia


Turma: Berçário e maternal I – 1 ano e 6 meses a 3 anos
Objetivos
- Descobrir o prazer no contato com a literatura através do poema.
- Oportunizar a observação de algumas características e o estabelecimento de algumas diferenças e semelhanças entre os animais.
- Oportunizar a manipulação de diversos materiais explorando suas características e propriedades.  
- Promover a ampliação do vocabulário.
Atividades
- Procurar, manusear e compartilhar elefantes de brinquedo existentes na sala.                                 - Confeccionar um elefante em feltro
 - Ouvir o poema “O Elefantinho” (Vinicius de Moraes)
 - Conversa dirigida sobre as personagens do poema.
Desenvolvimento
- Um elefante feito em dobradura é a novidade na sala.
- Pedir as crianças que procurem na sala nos brinquedos outros elefantes.
- Ler o poema
­- Como é o elefantinho? Tem orelhas? Quantas? E patas? E o tamanho? ...  E o passarinho como é? ...
- Convidar as crianças para encher as partes de feltro para montar o elefante.
- Brincar com o elefante depois de montado e retomar o poema, expondo ele na sala.



                              
Registros
Relato e reflexões
Na minha turma, uma turma mista de berçário e maternal l, estamos trabalhando o projeto descobrindo o mundo com os animais. No qual utilizamos histórias, músicas, poemas e brincadeiras com esse tema.
O poema escolhido, já estava entre os que seriam trabalhados no projeto. Realizei as atividades em dois dias. No primeiro, reunidos na rodinha chamei a atenção das crianças para o elefante de dobradura, que já haviam observado anteriormente, convidei-os a procurar outros elefantes na sala (deixei em lugares bem acessíveis). Foram entusiasmados. Encontraram dois de pelúcia, um de plástico bem pequeno e outro um pouco maior, também um de borracha (mordedor), trouxeram para a rodinha e compartilharam. Então li o poema para eles, li e repeti. Em seguida convidei-os para encher com fibra as partes para o elefante de feltro. Enchemos com a ajuda de minhas colegas que me ajudaram a supervisionar o trabalho.  As crianças gostaram.
No dia seguinte levei o elefante montado, ao chegarem as crianças já o avistaram e logo começaram a brincar, como elefante e com um passarinho feito em tecido. Após a chegada de todos, na rodinha retomamos o poema. Coloquei exposto ao lado do elefante em dobradura o poema escrito dizendo a eles que era o poema do elefantinho então dei continuidade a conversa dirigida. Fizeram boas observações, quanto ao elefante e o passarinho, o tamanho e as características: “passarinho voa. Elefante é grandão. Elefante tem tromba, Passarinho tem asa, duas”. Após manusearam o elefante que confeccionamos, colocavam ao lado da dobradura exposta comparando. A Antônia e o Giovani passavam o dedinho sobre o poema escrito.
Considero que as atividades foram muito significativas, visto que pude observar o encantamento das crianças na realização delas e após vários dias ainda quando brincam com o elefante, me pedem para repetir o poema e muitos completam-no com os últimos versos com muita alegria e entusiasmo. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário