Turma: Berçário e
maternal I – 1 ano e 6 meses a 3 anos
Objetivos
- Descobrir
o prazer no contato com a literatura através do poema.
- Oportunizar a
observação de algumas características e o estabelecimento de algumas diferenças
e semelhanças entre os animais.
- Oportunizar a
manipulação de diversos materiais explorando suas características e
propriedades.
- Promover a ampliação do vocabulário.
Atividades
- Procurar, manusear e compartilhar elefantes de brinquedo existentes na
sala. - Confeccionar um elefante em feltro
- Ouvir o poema “O Elefantinho”
(Vinicius de Moraes)
- Conversa dirigida sobre as
personagens do poema.
Desenvolvimento
- Um
elefante feito em dobradura é a novidade na sala.
- Pedir as
crianças que procurem na sala nos brinquedos outros elefantes.
- Ler o
poema
- Como é o elefantinho? Tem orelhas? Quantas? E patas? E o tamanho?
... E o passarinho como é? ...
- Convidar as crianças para encher as partes de feltro para montar o
elefante.
- Brincar
com o elefante depois de montado e retomar o poema, expondo ele na sala.
Registros
Relato e reflexões
Na minha
turma, uma turma mista de berçário e maternal l, estamos trabalhando o projeto
descobrindo o mundo com os animais. No qual utilizamos histórias, músicas,
poemas e brincadeiras com esse tema.
O poema
escolhido, já estava entre os que seriam trabalhados no projeto. Realizei as
atividades em dois dias. No primeiro, reunidos na rodinha chamei a atenção das
crianças para o elefante de dobradura, que já haviam observado anteriormente,
convidei-os a procurar outros elefantes na sala (deixei em lugares bem
acessíveis). Foram entusiasmados. Encontraram dois de pelúcia, um de plástico
bem pequeno e outro um pouco maior, também um de borracha (mordedor), trouxeram
para a rodinha e compartilharam. Então li o poema para eles, li e repeti. Em
seguida convidei-os para encher com fibra as partes para o elefante de feltro. Enchemos
com a ajuda de minhas colegas que me ajudaram a supervisionar o trabalho. As crianças gostaram.
No dia
seguinte levei o elefante montado, ao chegarem as crianças já o avistaram e
logo começaram a brincar, como elefante e com um passarinho feito em tecido.
Após a chegada de todos, na rodinha retomamos o poema. Coloquei exposto ao lado
do elefante em dobradura o poema escrito dizendo a eles que era o poema do
elefantinho então dei continuidade a conversa dirigida. Fizeram boas
observações, quanto ao elefante e o passarinho, o tamanho e as características:
“passarinho voa. Elefante é grandão. Elefante tem tromba, Passarinho tem asa,
duas”. Após manusearam o elefante que confeccionamos, colocavam ao lado da
dobradura exposta comparando. A Antônia e o Giovani passavam o dedinho sobre o
poema escrito.
Considero
que as atividades foram muito significativas, visto que pude observar o
encantamento das crianças na realização delas e após vários dias ainda quando
brincam com o elefante, me pedem para repetir o poema e muitos completam-no com
os últimos versos com muita alegria e entusiasmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário