segunda-feira, 1 de julho de 2019

Reavaliando as postagens do Blog - postagem X eixo IX



             Retomando as postagens do blog, me deparei com esta,um desabafo, assim como outras não lembrava de ter feito .  É possível que para outras pessoas minhas palavras neste texto não traduzem o que eu sentia quando a fiz. Mas eu fui tomada da mesma emoção que senti ao ao escrevê-la. Então  decidi:  “esta será a última” Encerrarei com ela talvez não cumpra com os objetivo desta atividade. Mas penso que ela merece uma continuidade, uma resposta.
                Segui em frente as dificuldades aqui relatadas, não foram as únicas no PEAD, não foram as primeiras e nem as últimas durante o curso,  nem  da minha vida. Com certeza não fui a única a outros passaram   por situações como estas e até muito piores. Mas o que importa mesmo é que segui em frente, estou terminando.  
                Falta pouco! É muita emoção!

Reavaliando as postagens do Blog - postagem V - eixo IX


As postagens  Psicologia da vida adulta - TDAH e Compartilhando Nossas Aprendizagens, de 2017 se complementam pois uma relata o início e a outra o momento final de uma das tarefas do PEAD que percebi maior envolvimento de todos. Foram trabalhos muito ricos e com assuntos pertinentes a nossa vida. Temas escolhidos por nós  para desenvolver projetos de aprendizagem.  O projeto de aprendizagem que verdadeiramente parte do interesse dos alunos, torna a pesquisa instigante, desafiadora e a aprendizagem significativa.  

"Quando o aprendiz é desafiado a questionar, quando ele se perturba e necessita pensar para expressar suas dúvidas, quando lhe é permitido formular questões que tenham significação para ele, emergindo de sua história de vida, de seus interesses, seus valores e condições pessoais, passa a desenvolver a competência para formular e equacionar problemas” (Léa Fagundes, Aprendizes do Futuro).

Trabalhando com  Projetos de aprendizagem o aluno assume responsabilidades com seu processo de aprendizagem, aprende a trabalhar de forma sistemática, mas com autonomia.

 

FAGUNDES, Léa da Cruz, Aprendizes do futuro: as inovações começaram! Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me003153.pdf


Reavaliando as postagens do Blog - postagem IX - eixo IX


Pais e Filhos


Esta postagem traz um vídeo em que crianças imitam as ações de seus pais. Após assistir o vídeo afirmei: “O núcleo que exerce maior influencia na construção social do sujeito é a família, sendo os pais os principais modelos para as crianças.” Mantenho essa afirmação,  mas acrescento todos nós devemos ser bons exemplos, pois muitas crianças na falta de um modelo em sua família, pode buscar outras referências. E como professora muitas vezes testemunhei crianças repetindo minhas ações e de outros adulto da escola. Sejamos cada um de nós atitudes que possam inspirar o ser humano que estamos contribuindo para sua formação