quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Reavaliando as postagens do blog 3 - Primeiras Reflexões


                Retomo esta postagem do Eixo II, Primeiras Reflexõesuma da primeiras como o próprio título diz, pois ingressei no segundo eixo.  Lembro-me no momento que  a escrevi estava imbuída de sentimentos e emoções que ao mesmo tempo se complementavam e se contrapunham, felicidade, ansiedade, medo, encantamento, realização, nostalgia e muitos outros.  Nesta postagem através retomei minha história como indivíduo, como profissional e como  aluna que   identifica e se alegra com suas conquistas, se encanta com os novos conhecimentos, fica apreensiva  frente aos desafios que começa a enfrentar, e constrói suas aprendizagens na relacionando as propostas das interdisciplinas  com suas próprias vivências. Apresenta muitos relatos pessoais mas considerei que foi muito importante naquele momento fazer essas ponderações quanto aos meus sentimentos. Para BAPTISTA:
Os alunos têm que vivenciar o conhecimento, têm que saboreá-lo, em experiências prazerosas, associando-o a sua vida, a sua realidade. É preciso que o processo os afete de alguma maneira, no sentido de tocar-lhes os afetos, de sensibilizá-los para este tipo de conhecimento e da importância de se deleitar com a busca da compreensão do mundo e de sistematização dessa produção. (BAPTISTA)
                 Naquele momento foram  as  emoções, mesmo que contraditórias, que me impulsionaram para que pudesse seguir em frente.  

Referências:
BAPTISTA, Maria Luiza Cardinale. Emoção e Ternura: a Arte de Ensinar. Disponível em:  https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2604765/mod_resource/con

Nenhum comentário:

Postar um comentário