domingo, 30 de junho de 2019

Reavaliando as postagens do Blog - postagem I eixo IX




            Na postagem Projeto: Aprendemos Todos Juntos – Em ação  relato uma experiência em sala de aula, foram atividades que  trabalhei com a turma no projeto Aprendemos Todos Juntos, que teve como  objetivo geral “Oportunizar à criança a participação em atividades lúdicas que envolvam movimento, musicalidade, literatura, linguagem oral, artes plásticas, autonomia, sociabilidade e iniciação de alguns conceitos dentro da faixa etária, visando o desenvolvimento das c capacidades do grupo e de cada um, por meio de experiências significativas”.  

Ao retomar esta postagem, percebo que naquele momento  fiz o registro fotográfico das ações realizadas as  relatei brevemente. Poderia ter sido analisado como as crianças construindo o conhecimento naquele momento, como por exemplo,  identificando em suas ações em que período se encontravam de acordo com teorias  de Piaget. Observando as imagens lembro-me que na turma haviam bebês em idade de  6 a 8 meses, de 8 a 12 meses.   outros em idade de 12 a 18 meses e também de 18 a 24 meses. Ao levar em conta es teorias  Piaget encontravam posso dizer que encontravam-se no período sensório- motor que compreende do nascimento até aproximadamente 2 anos de idade, em que aprendem por meio do desenvolvimento de seus sentidos e da atividade motora. Piaget ainda subdividiu esse período em seis subestágios identificando comportamentos característicos em cada um deles.
Sendo assim este grupo de crianças pude identificar em suas ações  características do terceiro,  quarto,  quinto e sexto subestágio, 
 - Terceiro subestágio (4 a 8 meses) – reação circular secundária - interessam-se pelo ambiente suas  descobertas  ainda são acidentais e começa a apresentar intencionalidade repetindo ações interessantes.

O bebê na cadeirinha( 6 meses) demonstra interesse olhando e agarrando o objeto que a colega lhe oferece. E sentado emitia vocalizações reforçadas pelo adulto, e ele as reproduz novamente.  (figura 1 e 2)

- Quarto subestágio (8 a 12 meses)- coordenação dos esquemas  secundários. – suas ações possuem intencionalidade utilizando esquemas e comportamentos aprendidos anteriormente.
 O bebê (8 meses) arrastando-se alcança o objeto desejado. O outro bebê (6 meses ainda não é capaz de mover-se até o objeto.(figura 2  e )

- Quinto subestágio (12 a 18 meses) - reação circular terciária – demonstram curiosidade, repetem ações a fim de obter resultados parecidos.
                    Se observarmos as crianças ao redor da almofada de calça com canetas em suas mãos - é a primeira vez que manuseiam estas canetas - há aquele que olha para a caneta, experimenta-a em sua mão,  outro que a utiliza na almofada, se utilizam de diferentes formas de manipulá-la, passam-na de uma mão para outra, com diferentes movimentos de preensão, utilizando-se de experiências anteriores com outros materiais, , com diferentes movimentos de preensão, transferindo para o novo objeto que se apresentou demonstrando curiosidade e intencionalidade.(figura 4)


               - Sexto subestágio (18 a 2 anos) – invenção de novos meios por combinação mental – nesse período começa a representação mental, mas é a representação de algo que a criança experienciou corporalmente, que vivenciou de forma motora e sensorial. Geralmente age sobre os objetos utilizando-se das experiências dos substágios anteriores
           

                Na mesma imagem também uma menina    passa a caneta  de uma mão para outra,  e acaba por executar movimento de pinça, esta criança  encontra-se próximo dos dois anos assim como o menino que coloca objetos dentro de uma garrafa e utiliza o mesmo movimento. (figura 4 e 5)


figura 1


figura 2 
figura 3

figura 4




























figura 5
















Referências


Piaget, Jean. A epistemologia genética. Os estágios do desenvolvimento intelectual da criança e do adolescente. 2. ed. : Abril Cultural,  — São Paulo 1983 disponível em : https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2106031/mod_resource/content/1/Texto%20Os%20est%C3%A1gios%20do%20desenvolvimento%20intelectual%20da%20crian%C3%A7a%20e%20do%20adolescente%20de%20Jean%20Piaget.pdf acesso em: 29 de junho de 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário