Na postagem Projeto: Aprendemos Todos Juntos – Em
ação relato uma
experiência em sala de aula, foram atividades que trabalhei com a turma no projeto Aprendemos Todos
Juntos, que teve como objetivo geral “Oportunizar à criança a participação em
atividades lúdicas que envolvam movimento, musicalidade, literatura, linguagem
oral, artes plásticas, autonomia, sociabilidade e iniciação de alguns conceitos
dentro da faixa etária, visando o desenvolvimento das c capacidades do grupo e
de cada um, por meio de experiências significativas”.
Ao retomar esta postagem, percebo que naquele momento fiz o registro fotográfico das ações
realizadas as relatei brevemente. Poderia ter sido analisado como as crianças construindo o conhecimento naquele momento,
como por exemplo, identificando em suas
ações em que período se encontravam de acordo com teorias de Piaget. Observando as imagens lembro-me
que na turma haviam bebês em idade de 6
a 8 meses, de 8 a 12 meses. outros em
idade de 12 a 18 meses e também de 18 a 24 meses. Ao levar em conta es
teorias Piaget encontravam posso dizer
que encontravam-se no período sensório- motor que compreende do nascimento até
aproximadamente 2 anos de idade, em que aprendem por meio do desenvolvimento de
seus sentidos e da atividade motora. Piaget ainda subdividiu esse período em
seis subestágios identificando comportamentos característicos em cada um deles.
Sendo assim este grupo de crianças
pude identificar em suas ações
características do terceiro,
quarto, quinto e sexto
subestágio,
-
Terceiro subestágio (4 a 8 meses) – reação circular secundária - interessam-se
pelo ambiente suas descobertas ainda são acidentais e começa a apresentar
intencionalidade repetindo ações interessantes.
O bebê na cadeirinha( 6 meses ) demonstra interesse olhando e
agarrando o objeto que a colega lhe oferece. E sentado emitia vocalizações
reforçadas pelo adulto, e ele as reproduz novamente. (figura 1 e 2)
- Quarto subestágio (8 a 12 meses)- coordenação
dos esquemas secundários. – suas
ações possuem intencionalidade utilizando esquemas e comportamentos aprendidos
anteriormente.
O bebê (8 meses) arrastando-se alcança o
objeto desejado. O outro bebê (6 meses ainda não é capaz de mover-se até o
objeto.( figura 2 e )
- Quinto subestágio (12 a 18 meses) - reação
circular terciária – demonstram curiosidade, repetem ações a fim de obter
resultados parecidos.
Se
observarmos as crianças ao redor da almofada de calça com canetas em suas mãos - é a primeira vez que manuseiam estas canetas - há aquele que olha para a caneta,
experimenta-a em sua mão, outro que a
utiliza na almofada, se utilizam de diferentes formas de manipulá-la, passam-na
de uma mão para outra, com diferentes movimentos de preensão, utilizando-se de
experiências anteriores com outros materiais, , com diferentes movimentos de preensão, transferindo para o novo objeto que se apresentou demonstrando
curiosidade e intencionalidade.( figura 4)
- Sexto subestágio (18 a 2
anos) – invenção de novos meios por combinação mental
– nesse período começa a representação mental, mas é a representação de algo que
a criança experienciou corporalmente, que vivenciou de forma motora e sensorial.
Geralmente age sobre os objetos utilizando-se das experiências dos substágios
anteriores
Na mesma imagem também uma menina passa a caneta de uma mão para outra, e acaba por executar movimento de pinça, esta
criança já encontra-se próximo dos dois anos assim como o menino que coloca
objetos dentro de uma garrafa e utiliza o mesmo movimento. (figura 4 e 5)
figura 1 |
figura 2 |
figura 3 |
figura 4 |
figura 5 |
Referências
Piaget, Jean. A epistemologia
genética. Os estágios do desenvolvimento intelectual da criança e do adolescente. 2.
ed. : Abril Cultural, — São Paulo 1983
disponível em : https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2106031/mod_resource/content/1/Texto%20Os%20est%C3%A1gios%20do%20desenvolvimento%20intelectual%20da%20crian%C3%A7a%20e%20do%20adolescente%20de%20Jean%20Piaget.pdf
acesso em: 29 de junho de 2019
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