segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Reavaliando as Postagens do Blog 5 -




             Ao revisitar  as postagens do blog e reler esta de outubro de 2016Impossível não Falar,  em  que relato minha satisfação pelo encontro com a professora Leda Maffioletti, que havia trabalhado conosco no semestre anterior. Lembrei-me que fui a FACED para a palestra Conversa com quem gosta de brincar na perspectiva da Pedagogia Waldorf- um caminho de observação do brincar em uma escola Waldorf Sul-Africana e outra de Florianópolis", com Sandra Eckschmidt. E este evento para mim foi muito impactante, pois a partir daí soube que a espontaneidade do brincar livre, que eu já acreditava ser de grande valia para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças pode sim ser um recurso, uma metodologia a ser utilizada nas escola. 
          A partir deste momento , busquei conhecer um pouco mais sobre a pedagogia Waldorf, assisti vídeos busquei algumas leituras para conhecer mais o assunto e encontro nela muitos aspectos que podem contribuir na formação das crianças e que influenciaram meu trabalho a partir de então e especialmente neste período do estágio curricular obrigatório. Como aproveitar os espaços que temos na escola com muitos elementos naturais como árvores, grama, oferecer brinquedos não estruturados, isto é brincar com o que não é brinquedo como galhos de árvores, caixas de papelão, sucatas,  criando oportunidades para que pudessem criar e se expressar, utilizando materiais variados como tintas,  canetas, fantasias e acessórios e também o convívio entre crianças de diferentes faixas etárias que é uma das propostas da pedagogia Waldorf, em que os menores podem apender com os maiores pois buscam imitá-los  e os maiores geralmente assumem atitudes de cuidado e proteção em relação aos menores. Claro que esta abordagem pedagógica é muito mais ampla do que o brincar livre, mas segui a sugestão Dra professora Sandra Eckschmidt, que naquela oportunidade nos deixou a seguinte mensagem: “mesmo com poucos recursos podemos propor novas experiências para os nossos alunos.”     Afirmando ainda  que      “vale a pena e investir no brincar livre".
             Enfim naquele momento em que fiz a referida postagem, pequei por não ter aqui registrado o quanto a palestra me impactou. Faço isso agora.

Referências 
Diálogos do Brincar #5 - O Brincar na Escola, com Sandra Eckschmidt Disponível em:


Pedagogia Waldorf Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pedagogia_Waldorf

Nenhum comentário:

Postar um comentário