terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Reavaliando as Postagens do Blog 7 - ,Estádios do Desenvolvimento - características e jogos

              Estádios do Desenvolvimento - características e jogos Postagem de 16 de julho de 2016 reescrita.  
Ao desenvolver  a teoria psicogenética Piaget identificou e definiu em cada estágio do desenvolvimento diferentes formas de pensamentos característicos. Esses estádios são sequenciais,  ao passar por cada um destes estádios a criança se prepara para o próximo e em alguns momentos apresenta características de mais de um estádios, que vão sendo superados através das experiências da criança. Nesta postagem trouxe exemplos de  jogos e brincadeiras para cada estádio do desenvolvimento.

Período Sensório-motor (0 a 2 anos)
             A criança conhece o mundo através dos sentidos e do movimento. Ocorre o desenvolvimento físico de forma acelerada.
Nessa fase de brincadeiras de esconde-esconde com a fraldinha, primeiro escondendo o bebê depois escondendo objetos, pegar e jogar objetos repetidas vezes e bater palminhas são exemplos de jogos de exercício muito apreciados. Mordedores, chocalhos e brinquedos de diferentes materiais, formas cores e texturas, sobre os quais a criança possa agir, pegar, empurrar, puxar, atirar, arremessar, são apreciados.

Período Pré-operatório (2 a 7 anos)
A aquisição e o domínio da linguagem é a característica principal desse período e com ela vem o jogo simbólico, a imitação e o animismo.Ocorre também grande desenvolvimento motor.

Nessa fase o jogo simbólico é o mais presente, a criança assume papéis variados, imitando ações dos adultos, assume personagens, imita animais. Brinquedos e objetos que remetem a atividades ou profissões ou atividades com as quais estejam familiarizadas, auxiliam o jogo.  A medida que o jogo avança passa a usar um objeto para representar outro, como uma caixa pode ser um carro ou um barco, um pote pode ser um chapéu ou capacete, um palito um sorvete ou chimarrão. Atividades que envolvem movimento como brincadeiras de roda, jogos de encaixe que permitem construções e as idas a pracinha que permitem a utilização e o aprimoramento das habilidades motoras são apreciados.


Período Operatório Concreto (7 a 11 anos)
O desenvolvimento do pensamento lógico e as relações sociais são características dessa fase. Jogos com regras e que estimulem o raciocínio são apreciados. Como por exemplo: bolinhas de gude, cinco marias, jogos de tabuleiro, como dama e trilhas e jogos ao ar livre como, caçador, queimada e jogo de tacos.

Período operatório formal (a partir dos 11 aos)
Desenvolvimento dom pensamento abstrato, já não necessita do objeto concreto, já compreende regras e cria hipóteses. São próprios para essa fase jogos de perguntas e respostas, cartas, jogos no computador, xadrez, jogos e competições esportivas.

No trabalho com  a turma de crianças de 0 a 3 anos em que realizei o estágio curricular supervisionado,  
algumas encontram nos Período Sensório-motor e outras já no Período Pré-operatório, pude perceber também que apresentam características dos dois estádios. Considero  conhecimento dos estágios do desenvolvimento de extrema importância para o planejamento de brincadeiras e experiências adequadas para que ocorram as aprendizagens e o desenvolvimento que levam a criança de um estádio a outro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário