quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Reavaliando as postagens do blog 9 O jogo do planejamento e o planejamento do jogo



         Ao reavaliar a  postagem de 26 de julho de 2016 O jogo do planejamento e o planejamento do jogo  e tendo feito proposta semelhante a minha turma em 2018 cheguei a seguinte reflexão: 

Esta postagem foi uma atividade realizada para a interdisciplina ludicidade e educação. E como outras também postadas neste blog foi aplicada em uma turma de crianças  que na época estavam com idade entre 1 e 3 anos e meio, a mesma idade da turma em que realizei o meu estágio neste semestre. Também ofereci a esta turma atividade como esta. Fizemos repetidas vezes, mas não apresentavam o mesmo envolvimento como o primeiro grupo.  O segundo grupo envolveu-se mais com jogos de exercício e o jogo simbólico o que é perfeitamente condizente com as características da sua faixa etária. Para as crianças deste grupo a ludicidade está mais presente nas brincadeiras, que possibilitam a exploração do espaço e dos objetos e no faz de conta que lhes permite vivenciar a fantasia e o real e a socialização. concluo que é sempre necessário avaliar as características da turma e também de cada criança e a receptividade as atividades e brincadeiras propostas, em nossas reflexões e futuros planejamentos. 

Referências:
FERRARIS, Ana Oliveiro. Agitação que faz bem. Mente Cérebro. São Paulo: EDIOURO DUETTO EDITORIAL Ltda. Ano XVIII n° 216 jan/2011 (pp: 36-41)

Nenhum comentário:

Postar um comentário