Jogo das borboletas coloridas
Atividade realizada com crianças de 2 anos e meio e 3 anos, em grupos de 2 ou três crianças.
Materiais
- borboletas E flores coloridas pequenas e grandes (de cada
cor 2 iguais de cada forma e tamanho)
-Procedimentos
- Oferecer as crianças as peças e pedir a elas que me ajudem
a arrumar (nesse momento observar).
- Perguntar o que você fez? Por que fez assim? Pode arrumar
de outro jeito?
Com a distribuição dos materiais foram criadas várias configurações,
por cores |
só flores, |
só borboletas |
no verso todas têm a mesma cor |
Algumas crianças ainda não verbalizam suas ações, mas a Antônia pediu ao colega: "quero rosa", o colega cedeu ela comparou, eu perguntei: "o que está fazendo?" Ela mostrou-me 2 flores iguais, e disse: "igual" e em seguida organizou colocando juntas as que são iguais em forma, cor e tamanho.
Pude
perceber nessa atividade que mesmo não verbalizando, as crianças classificaram
as figuras, levando em conta uma ou mais de suas características em
comum.
Classificar é ciência pois é necessário observar, comparar, estabelecer relações entre os itens, objetos, elementos, seres, fatos ou o que mais se desejar estudar. A classificação é importantíssima para as investigações científicas em qualquer área.
Nenhum comentário:
Postar um comentário