Ser reflexivo é uma construção,
deve ser aprendido, exercitado não só pelos professores como também pelos
alunos, mas é tarefa do professor oportunizar e incentivar que ele o faça. E
para isso precisa não somente refletir sobre sua prática pedagógica, como
também sobre o meio em que ele e seus alunos estão inseridos. Como se
relacionam com o meio, com a sociedade com o conhecimento e com o saber? Como
estão acompanhando as mudanças que ocorrem na sociedade atual? Quais saberes
são necessários a este aluno/cidadão que estamos formando para nela atuar? O
papel da educação está em transformação.
O blog é o espaço onde
exercitamos a reflexão, ora como alunas do PEAD, ora como professoras, e também
como cidadãs atuante, e em formação, acreditando na educação e buscando
aprofundar nossos conhecimentos. Pensando e interagindo com a realidade,
questionando, refletindo, atuando e modificando a prática a partir dessas
ações. Para Alarcão (2003), “a noção de professor reflexivo baseia-se na
consciência da capacidade de pensamento e reflexão que caracteriza o ser humano
como criativo e não mero reprodutor de ideias e práticas que lhe são exteriores”.
Referência:
ALARCÃO, I. Professores
reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003. (Coleção
Questões de Nossa Época)
Nenhum comentário:
Postar um comentário