quinta-feira, 13 de julho de 2017

Professor Reflexivo

    Ser reflexivo é uma construção, deve ser aprendido, exercitado não só pelos professores como também pelos alunos, mas é tarefa do professor oportunizar e incentivar que ele o faça. E para isso precisa não somente refletir sobre sua prática pedagógica, como também sobre o meio em que ele e seus alunos estão inseridos. Como se relacionam com o meio, com a sociedade com o conhecimento e com o saber? Como estão acompanhando as mudanças que ocorrem na sociedade atual? Quais saberes são necessários a este aluno/cidadão que estamos formando para nela atuar? O papel da educação está em transformação. 
         O blog é o espaço onde exercitamos a reflexão, ora como alunas do PEAD, ora como professoras, e também como cidadãs atuante, e em formação, acreditando na educação e buscando aprofundar nossos conhecimentos. Pensando e interagindo com a realidade, questionando, refletindo, atuando e modificando a prática a partir dessas ações.  Para Alarcão (2003), “a noção de professor reflexivo baseia-se na consciência da capacidade de pensamento e reflexão que caracteriza o ser humano como criativo e não mero reprodutor de ideias e práticas que lhe são exteriores”.

Referência:

ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003. (Coleção Questões de Nossa Época)

Nenhum comentário:

Postar um comentário