quinta-feira, 13 de julho de 2017

Projeto: Aprendemos Todos Juntos


Temática:  APRENDEMOS TODOS JUNTOS

Público alvo: crianças de 6 meses a 3 anos,  

Justificativa:  trabalhando com uma turma mista de berçário e maternal, diariamente me deparo com situações em que o trabalho em uma turma com esta característica é questionado, assim como os benefícios das interações que ali acontecem. São dúvidas dos pais e até mesmo de nós professores.  
-  As crianças são prejudicadas nesta convivência?   
- Os maiores podem regredir em seu desenvolvimento?
- As crianças menores podem estar ameaçadas devido a diferença de idade, tamanho e habilidades?
- Como planejar para que todos se beneficiem?
 Através da observação e escuta das crianças da turma de berçário e maternal I da E.M.I. BEM-ME-QUER, percebi o interesse das crianças maiores, pelas menores e o quanto as menores apreciam a presença dos maiores, seus movimentos, gestos, falas. E levando em conta que esta é a organização que podemos ter no momento. Considero que se deva tirar o melhor proveito dessa convivência e das interações nela possíveis.

 Objetivo geral:        
                    Oportunizar à criança a participação em atividades lúdicas que envolvam movimento, musicalidade, literatura, linguagem oral, artes plásticas, autonomia, sociabilidade e iniciação de alguns conceitos dentro da faixa etária, visando o desenvolvimento das capacidades do grupo e de cada um, por meio de experiências significativas.

Objetivos específicos:
o    Desenvolver a imaginação, a curiosidade e a capacidade de expressão em suas múltiplas linguagens (linguagem dos gestos, do corpo, plástica, verbal, musical,),
o   Desenvolver da linguagem oral através das interações com o adulto e com outras crianças.
o   Ampliar o vocabulário,
o   Ampliar das habilidades e capacidades motoras.
o   Participar de atividades que envolvam música e dança,
o   Participar de atividades, brincadeiras, contação de histórias, dramatizações.
o   Desenvolver sentimentos positivos em relação a si e aos colegas (respeito, proteção).
o    Manusear explorar materiais como livros, papeis tintas, massa de modelar, sucatas...
o    Manusear brinquedos e materiais de diferentes texturas.
o    Desenvolver o pensamento lógico-matemático.

Metodologia

o    Leitura e contação de histórias
o   Conversa dirigida
o    Participação em atividades jogos e brincadeiras que envolvam música dança exploração de movimentos corporais
o    Manuseio de brinquedos de materiais variados como borracha, pelúcia, tecido e plástico.
o    Exploração de materiais como tinta têmpera, massa de modelar, giz de cera, papeis, cola, sucata...
o    Observação nomeação e identificação de objetos do cotidiano (pertences, utensílios, móveis...)
o    Participação em jogos, brincadeiras e atividades da rotina que envolvam conceito matemáticos, relações espaciais, cores, classificação e seriação.

Áreas do conhecimento -Conteúdos
o   Identidade – Autonomia – Sociabilidade – Higiene: corpo humano, sensações, desejos próprios, relacionamentos
o   Movimento – desenvolvimento psicomotor:  coordenação motora fina e ampla, autoestima, percepção, corpo humano
o   Música:  musicalidade, expressão oral, corpo humano (reprodução de movimentos e gestos), percepção espaço-temporal
o   Artes visuais: motricidade fina criatividade, produções artísticas, valorização de suas produções e das do outro.
o   Linguagem oral e escrita: expressividade, ampliação do vocabulário, leitura de imagens, oralidade.
o   Natureza e Sociedade: escola, respeito, corpo humano.
o   Matemática: relações espaciais, noções de espaço e tempo, igualdade e diferença.




Cronograma
Data
22/06/2017
26/06/2017
29/06/2017
03/072017
06/07/2017
10/07/2017
17/072017
Atividades
- Conversa dirigida sobre a turma, habilidades que possuem e que irão adquirir:
-Conto: livro “o bebê da cabeça aos pés
-Mostrar as partes do corpo seu e de colegas
- Como são os nossos bebês?
- Quem não é bebê?
- Vocês querem fazer algo para os bebês brincarem.

-Confecção de almofada com uma calça comprida para apoio dos bebês.
-Desenhar com caneta para tecido na almofada.
-Cantar músicas de ninar.
- Conversa dirigida sobre oferecer aos bebês a almofada confeccionada com a participação dos maiores.
- Ofertar a almofada aos bebês posicionando os e ofertando-lhes brinquedos e livros de plástico e tecido.
Oportunizar o acesso dos maiores a livros de materiais variados.
-Conto:  Ted Ajuda
-Conversa:
Podemos ajudar?
- Confecção de objetos para serem utilizados pela turma garrafinhas coloridas
- Cantar músicas e fazer gestos: “cabeça ombro joelho e pé”
- Cantar para sair ao pátio:
“Essa é a história da serpente...”
- Brincar na pracinha
-Dançar ao som de músicas
- Brincar e compartilhar as garrafinhas e potes confeccionados anteriormente, explorando
- Manusear bonecos feitos com balão e farinha.
- Brincar no pátio

-Explorar um cesto dos tesouros (contendo objetos de interesse das crianças, trazidos pelas famílias ou pelas professoras)
- Brincar com bonecas, pratos mamadeiras e outros brinquedos e objetos utilizados no cotidiano.
- Exposição para as crianças e para as famílias, de registros, materiais, produções e fotos das atividades, vivencias, experiências e aprendizagens ocorridas no decorrer do projeto.


Atividades e ações diárias
- Atender todos os bebês e crianças em suas necessidades.
-  possibilitar que bebês e crianças possam exercer a autonomia permitida por seu estágio de desenvolvimento
-Valorizar e incentivar atitudes de cooperação, tolerância recíproca e respeito
- Possibilitar que bebês e crianças expressem com tranquilidade sentimentos e pensamentos;
-Auxiliar bebês e crianças nas atividades que não podem realizar sozinhos;
-Assegurar que bebês e crianças sejam atendidos em suas necessidades de saúde: nutrição, higiene, descanso e movimentação;
- Intervir para assegurar que bebês e crianças possam movimentar-se em espaços amplos diariamente.

Observações importantes para a realização deste projeto
- As atividades deste projeto serão desenvolvidas com a turma de Berçario e Maternal I, ora pela turma toda, ora por parte dela conforme suas habilidades e interesse em realizá-las.
- As crianças participarão das atividades utilizando os mesmos brinquedos e materiais, mas com diferentes intenções.
- Cada criança será observada tanto na realização das atividades, quanto em suas manifestações em todos os momentos, para que se possa realizar intervenções adequadas para alcançar os objetivos do projeto.
- Este projeto será executado em meio a outros que já estão no calendário da escola

Culminância
Exposição para as crianças e para as famílias, de registros, materiais, produções e fotos das atividades, vivencias, experiências e aprendizagens ocorridas no decorrer do projeto.

Avaliação:
A avaliação será realizada de forma contínua, através das observações e registros, analisando o envolvimento do grupo e de cada criança nas atividades propostas e das habilidades por elas desenvolvidas no decorrer do projeto. Tendo em vista que cada criança é diferente e tem o seu tempo e sua forma de aprender, interagir e relacionar-se.

Referências bibliográficas
ADLER, Victória O bebê da cabeça aos pés, tradução: Rosemarie Ziegelmaier, ilustração: Hiroe  Nakata. Globo Editora, 2012.
REYNOLDS, Alisson, Ted Ajuda – Crescendo e Aprendendo, tradução: Michele de Souza Lima, ilustrações de Lee Krutop. Ciranda Cultural Editora.2008.

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília : MEC, SEB, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário