Gostaria
de contar uma experiência que tivemos na minha escola. Em 2009 recebemos um aluno
surdo de 5 anos, ele recebia atendimentos especializados e a família foi orientada
a matriculá-lo na escola. Não tínhamos conhecimento de LIBRAS, ele estava
iniciando sua comunicação em LIBRAS, a professora dele a princípio ficou muito
preocupada, sentia-se insegura, e até questionava os benefícios da inclusão,
sentia-se como muitas colegas comentaram, despreparadas para trabalhar com ele.
Ela uma profissional muito dedicada e sempre disposta a realizar um bom
trabalho, logo o susto do primeiro momento deu lugar ao empenho em buscar soluções.
Nós professores e os funcionários da escola
tivemos aulas semanais em formato de oficinas com um professor surdo, para
aprendermos um pouco de LIBRAS e assim podermos nos comunicar com o menino e
para facilitar a comunicação com as outras crianças. Preparamos materiais como
jogos, alfabetos, identificamos objetos e espaços da escola, como já fazemos na
Educação Infantil, nesse caso além do nome escrito incluímos em LIBRAS.
Assim o menino foi ampliando seu vocabulário e
as demais crianças foram aprendendo LIBRAS e a comunicação e a interação entre
eles começou a acontecer. Foi por pouco tempo, no ano seguinte ele passou para
a EMEF Especial para Surdos, hoje Escola Bilíngue. A professora que tinha no
início tinha muitas dúvidas e inseguranças, relatou-me que após essa experiência,
começava a acreditar que a inclusão mesmo não sendo fácil é possível, pois
percebeu que todos se beneficiaram. Numa escola inclusiva é preciso incluir e
integrar todos, se não for assim, deixa de ser inclusão.
Sei que
não é fácil, que muito ainda temos que fazer, muito a aprender, os recursos são
escassos, muitos alunos, cada um com suas peculiaridades, mas sendo LIBRAS,
agora incluída na formação de professores, considero que seja um início. É natural
o estranhamento ao que não conhecemos, mas esse estranhamento diante do novo, do
desconhecido não deve nos paralisar e sim nos impulsionar em direção a superação
das nossas dificuldades.
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