Como trabalho com crianças de 0 a 3 anos multiplicação e divisão não são objetivos a serem atingidos. Mas a divisão se faz presente nas ações do cotidiano. Como ao distribuir frutas por exemplo, vamos dividir o lanche, uma banana para cada um, ou meia maça para cada um, ou biscoitos, distribuir brinquedos e materiais em igual quantidade em duas ou três caixas. Outro dia após distribuir bananas na hora do lanche, ficou uma no prato, duas crianças pediram mais eu disse-lhes: “tem só uma! ” Um deles disse-me: “faz assim. ” Mostrando-me que eu poderia parti-la. Essa atitude nos mostra que ele já sabe que podemos dividir uma unidade. Quanto a multiplicação, nesse faixa etária podem realizar soma de algumas parcelas iguais (2 ou 3) desde que utilizem material concreto em um contexto lúdico. Utilizando brinquedos por exemplo.
O texto Multiplicação e Divisão a Toda Hora, mostra que trabalhando com material concreto como trabalhamos na Educação Infantil, os alunos maiores, como os do 5º ano também, se beneficiam de jogos e experiências com material concreto. As aprendizagens tornam-se mais significativas, a Matemática está em toda parte, e importante que nos professores façamos uso do que está no cotidiano de nossos alunos, para aproxima-lo desses conhecimentos. Os conceitos vão sendo construídos através das vivencias.
domingo, 5 de fevereiro de 2017
MATEMÁTICA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário