quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Glossário - Epistemologia Genética




            Organizei um pequeno glossário com alguns termos para melhor compreender epistemologia genética, estudos do modulo 4 da interdisciplina Desenvolvimento sob o Enfoque da Psicologia II.


A aprendizagem é o resultado do processo da motivação e interesse gerados pelas provocações formuladas para gerar o interesse e, por conseguinte acarretar mudanças de comportamento e no desempenho dos resultados nas atividades. A aprendizagem ocorre de forma provocada por situações externas.

Cognição remonta as estruturas biológicas, a estrutura biológica se faz psicológica na interação com o meio e se faz cognitiva na interação com o meio sem nunca deixar de ser biológica.

Conhecimento, o conhecimento não vem pronto, nem imposto pelo meio, acontece com interação entre condições internas do sujeito e do meio.  É na interação com o objeto que o sujeito constrói sua aprendizagem

Construtivismo valoriza a ação do sujeito, esta ação é essencial para que haja aprendizagem, pois é na interação com o objeto que o sujeito constrói sua aprendizagem.

Desenvolvimento é um processo espontâneo que está ligado a embriogênese.  O desenvolvimento explica a aprendizagem.  Se dá por sucessivas aprendizagens.

Embriogênese desenvolvimento do corpo do sistema nervoso e das funções mentais.

Epistemologia genética é o estudo da origem do conhecimento humano, criada pelo biólogo francês Jean Piaget (1896- 1980). O texto é bem complexo, necessitando de bastante reflexão. Mas pelo que li e entendi essa teoria defende que todas as características e as capacidades de conhecimentos que adquirimos, assim como as transformações no desenvolvimento humano são resultados dos processos de maturação e de aprendizagem.

Equilibração ou autorregulação que seria a organização atividades mentais a partir dos conflitos chamados por ele de conflitos cognitivos que temos com o meio.

Estádio é o lugar onde acontecem coisas interessantes, é um tempo em que acontecem coisas importantes.  As pessoas passam por diversos estádios pois precisam destes contextos para desenvolver-se como indivíduo.

Espontâneo (é aquilo que não é determinado pelos estímulos escolares, mas que de modo nenhum é independente dos estímulos sociais).

Maturação nada mais é do que o resultado dos processos orgânicos ou das mudanças que ocorrem dentro dos indivíduos. Essas mudanças independem das condições ou experiência externa. Esse desenvolvimento é uma continuação da embriogênese;

Objeto para Piaget é a totalidade do que o sujeito não. É o meio, o cotidiano e todas as relações sociais.

Papel da experiência dos efeitos do ambiente físico na estrutura da inteligência.

Psicologia genética se refere ao desenvolvimento individual a ontogenia.

Transmissão social em sentido amplo transmissão por linguagem, educação, etc.





Referencias:
MARQUES, Tania Beatriz Iwaszko. Epistemologia Genética. In: SARMENTO, Dirléia Fanfa; RAPOPORT, Andrea e FOSSATTI, Paulo (orgs). Psicologia e educação: perspectivas teóricas e implicações educacionais. Canoas: Salles, 2008. p.17-26
PIAGET, Jean. Development and learning. In LAVATTELLY, C. S. e STENDLER, F. Reading in child behavior and development. New York: Hartcourt Brace Janovich, 1972. (Trad.: Paulo F. Slomp, prof. FACED/UFRGS. Revisão: Fernando Becker, PPGEdu-UFRGS). Para uso na aula de Psicologia da Educação: Aprendizagem (EDU-01051) do Prof. Fernando Becker (2007/2)

Introdução à Psicologia do Desenvolvimento, Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=7GEV7HOsETM . acesso em 10 de janeiro de 18.

BECKER, Fernando. Jean Piaget: Aprendizagem e Conhecimento Escolar, Disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=R_XTeXesslI>. Acesso em 10 de janeiro de 18.

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