Organizei um pequeno glossário com alguns termos para melhor compreender epistemologia genética, estudos do modulo 4 da interdisciplina Desenvolvimento sob o Enfoque da Psicologia II.
A
aprendizagem é o resultado do processo da motivação e
interesse gerados pelas provocações formuladas para gerar o interesse e, por
conseguinte acarretar mudanças de comportamento e no desempenho dos resultados
nas atividades. A aprendizagem ocorre de forma provocada por situações externas.
Cognição
remonta
as estruturas biológicas, a estrutura biológica se faz psicológica na interação
com o meio e se faz cognitiva na interação com o meio sem nunca deixar de ser
biológica.
Conhecimento, o
conhecimento não vem pronto, nem imposto pelo meio, acontece com interação
entre condições internas do sujeito e do meio. É na interação com o objeto que o sujeito
constrói sua aprendizagem
Construtivismo
valoriza a ação do sujeito, esta ação é essencial para que haja aprendizagem,
pois é na interação com o objeto que o sujeito constrói sua aprendizagem.
Desenvolvimento é um
processo espontâneo que está ligado a embriogênese. O desenvolvimento explica a
aprendizagem. Se dá por sucessivas
aprendizagens.
Embriogênese desenvolvimento do
corpo do sistema nervoso e das funções mentais.
Epistemologia
genética é o estudo da origem do conhecimento humano, criada pelo
biólogo francês Jean Piaget (1896- 1980). O texto é bem complexo, necessitando
de bastante reflexão. Mas pelo que li e entendi essa teoria defende que todas
as características e as capacidades de conhecimentos que adquirimos, assim como
as transformações no desenvolvimento humano são resultados dos processos de
maturação e de aprendizagem.
Equilibração
ou autorregulação que seria a organização atividades mentais a
partir dos conflitos chamados por ele de conflitos cognitivos que temos com o
meio.
Estádio
é
o lugar onde acontecem coisas interessantes, é um tempo em que acontecem coisas
importantes. As pessoas passam por
diversos estádios pois precisam destes contextos para desenvolver-se como
indivíduo.
Espontâneo (é
aquilo que não é determinado pelos estímulos escolares, mas que de modo nenhum
é independente dos estímulos sociais).
Maturação nada
mais é do que o resultado dos processos orgânicos ou das mudanças que ocorrem
dentro dos indivíduos. Essas mudanças independem das condições ou experiência externa.
Esse desenvolvimento é uma continuação da embriogênese;
Objeto para
Piaget é a totalidade do que o sujeito não. É o meio, o cotidiano e todas as
relações sociais.
Papel da experiência dos efeitos do ambiente
físico na estrutura da inteligência.
Psicologia
genética se refere ao desenvolvimento individual a ontogenia.
Transmissão
social em sentido amplo transmissão por linguagem, educação, etc.
MARQUES, Tania Beatriz Iwaszko. Epistemologia Genética. In:
SARMENTO, Dirléia Fanfa; RAPOPORT, Andrea e FOSSATTI, Paulo (orgs). Psicologia
e educação: perspectivas teóricas e implicações educacionais. Canoas: Salles,
2008. p.17-26
PIAGET, Jean. Development and
learning. In LAVATTELLY, C. S. e STENDLER, F. Reading in child behavior and
development. New York: Hartcourt Brace Janovich, 1972. (Trad.: Paulo F. Slomp,
prof. FACED/UFRGS. Revisão: Fernando Becker, PPGEdu-UFRGS). Para uso na aula de
Psicologia da Educação: Aprendizagem (EDU-01051) do Prof. Fernando Becker
(2007/2)
Nenhum comentário:
Postar um comentário