quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

História e Cultura Indígena


O estudo da história e da cultura indígena na escola está regulamentado por uma lei federal. Trata-se da Lei nº 11.645/2008 que cria a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura dos povos indígenas nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio do país. Podemos perguntar por que uma lei para obrigar esse estudo? Adianta haver uma lei que cria a obrigatoriedade se são poucos os professores preparados para levar adiante esse estudo com a abordagem que merece? O ensino da história e da cultura indígenas nas escolas de ensino fundamental e médio previstos na lei é um caminho no sentido da educação intercultural? Essas e outras perguntas ocorrem cada vez que abordamos a temática indígena e sua relação com a escola, hoje mais do que nunca, é uma preocupação nos meios escolares e acadêmicos “conhecer para valorizar. ”
No vídeo “Olhar indígena” Daniel Munduruku, escritor da literatura indígena para trabalhar com esta literatura, explica que o livro é um instrumento muito importante para conscientizar as pessoas a respeito das culturas indígenas que ainda são muitos desconhecidas muito mal compreendidas no contesto do Brasil. Diz que tem feito um esforço muito grande para produzir material tanto para facilitar que outros indígenas entrem no mercado editorial e tenha com isto não apenas um ganho financeiro e principalmente um ganho cultural. Destaca a capacidade dos povos indígenas em usarem a sua cultura a seu favor e com isto terem um retorno de suas próprias ações. Durante muito tempo foi promovido eventos, políticas de inserção em espaços públicos, mas que às vezes esquece que temos um patrimônio que não é material e sim imaterial, que são os nossos conhecimentos, aquilo que os nossos velhos guardaram na memória. E esse conhecimento, esse saber tem sido pouco explorado por nossos povos. É claro que para explorar é necessário que haja conhecimento e para conhecer é preciso estudar e organizar as ideias, para que se possa ter o registro concreto algo material em nossas mãos. Entre outras coisas a educação para nossos povos é algo muito importante é um processo fundamental para a formação do ser humano. A criança indígena tem por educação viver harmoniosamente com o ambiente em que vive, a natureza a sua volta torna-se algo inseparável, integrada de modo que ela se perceba parte do ambiente e não alguém que explora o ambiente. Explora no sentido econômico financeiro. A educação que a criança indígena recebe em sua comunidade não precisa de material didático, o material é dado pela própria natureza. A criança indígena é tratada como criança não pode ser tratada como um adulto, ou querer ser ou desejar ser um adulto. O que uma criança precisa para viver plenamente ela precisa de espaço ela precisa brincar e nas brincadeiras e jogos desenvolver a sua criatividade, por que é isto que vai prepara-la para atuar como adulto.
 Na fala de Daniel Manduruku podemos refletir sobre a maneira que nossas crianças estão sendo incluídas no mundo desde o seu nascimento. O quanto é importante respeitar as etapas de seu desenvolvimento e possibilitar que ela viva plenamente a sua infância. Como educadores levar para sala de aula a cultura indígena através dos jogos, brincadeiras e costumes é possibilitar esta interculturalidade.

Referências
BERGAMASCHI, Maria Aparecida; MENEZES, Ana Luisa Teixeira. Crianças Indígenas, Educação, Escola e Interculturalidade Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS Disponível em <interculturalhttps://moodle.ufrgs.br/mod/resource/view.php?id=1329344>

MUNDURUKU, Daniel.   “Olhar indígena” – vídeo . disponível em: <https://www.youtube.com/watch?time_continue=730&v=WSyjdc4QKsE

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