A Conservação Do Volume
Material: massa de modelar, um
copo com água, atilho.
1. Apresenta-se à criança um copo
com água e uma bolinha de massa de modelar. Pede-se que a criança marque o
nível da água com a borrachinha. Pergunta-se a ela: se eu colocar esta bolinha
na água, o que acontecerá?
2. Realiza-se a experiência e
pergunta-se a ela o que viu acontecer. Marca-se o segundo nível da água.
Pergunta-se o que vai acontecer ao retirar a bolinha.
3. Apresenta-se uma bolinha igual
à primeira. O que você acha que vai acontecer?
4. Realiza-se a experiência e
pergunta-se o que ela viu acontecer. Marca-se o nível e pergunta-se o que irá
acontecer ao retirar-se a bolinha.
5. Transforma-se uma bolinha em
salsicha e pergunta-se o que irá acontecer se a colocarmos na água. Realiza-se
a experiência. Pergunta-se o que viu acontecer. Marcha-se nível e pergunta-se o
que ocorrerá se a retirarmos.
6. Faz-se o mesmo com a salsicha
em pedaços.
7. Não se esquecer das
contra-argumentações
Convenções:
Fonte em itálico: professora
Fonte em negrito: aluno M, tem 9
anos e seis meses, aluno do 3º ano.
Fonte normal: observações.
Transcrição da prova
Você pode responder umas perguntinhas pra mim? Posso. Essas duas bolinhas, que você está vendo
assim na sua frente, elas são iguais ou elas são diferentes? São iguais. São iguais. Elas têm o
mesmo tamanho? Agora eu vou colocar água aqui nesse copo. Está vendo este copo? Quanto
de água ele tem? Agora eu vou marcar quanto de água ele tem - coloco um atilho
ao redor do copo no marcando a quantidade de água – está marcado no lugar certinho? Confere para mim. Está certinho
marcando onde tem agua? Tá. Se
eu colocar uma dessas bolinhas aqui dentro o que tu achas que vai acontecer? Ela
vai desmanchar? Com a água, o que tu
achas que vai acontecer com a água?
Não sei. Olha bem... vamos tentar? - Coloco
uma bolinha na água. - O que que
aconteceu com a água? Ela ficou
grande? Será que a agua ficou grande?
Ele afirma que sim.- Como é que tu vês
isso? Ela passou ali.- Mostra
com o dedo o nível da água. Passou mais
alto? Então vou marcar onde ela passou, tá? - Marco com outro atilho o
nível da água. Enquanto faço isso ele pega a outra bolinha, na tentativa de
antecipar uma possível ação. Vou
perguntar outra coisa. – Peço que confira a marcação - E se eu tirar a bolinha
lá de dentro, o que tu achas que vai acontecer? Vai baixar. Vai baixar de
novo? Como é que tu sabes disso? É
porque se uma bolinha caiu ali e ela aumentou, se tirar ela vai voltar como
estava. Ah! Então eu vou tentar
tirar. – Retiro a bolinha do copo. - E
aí? Voltou? Voltou. Voltou, está do mesmo
tamanho que era antes? - Ele responde afirmativamente. - E se eu colocar
essa bolinha o que vai acontecer? A mesma coisa que aconteceu com a outra.Tu queres tentar? - Ele coloca a bolinha
na água. E aí? - Eu pergunto. Aumentou.
Ficou
igual? Então tá! Agora eu vou tirar, e aí vai voltar? Vai. Vai ficar como antes, tu achas? - Retiro a bolinha e cuido
para não retirar a marcação. - Ficou? -
Ele concorda. Agora eu vou fazer assim.
Transformo uma bolinha em salsicha. Coloco ao lado da bolinha e pergunto: - Elas têm a mesma quantidade. Ou uma tem
mais do que a outra? Essa tem mais.
- Responde apontando para a massinha em forma de salsicha. E se eu botar ela dentro do copo o que tu achas que vai acontecer? Vai
aumentar ainda mais. Vai aumentar
ainda mais, tu achas? Vamos tentar então? Passou da linha? Só um pouquinho. Ficou na segunda linha que a gente tinha botado ou aumentou mais ainda?
Ficou na segunda linha. Na segunda linha, então tá. E agora se fizer a
mesma coisa com aquela lá, o que tu achas que vai acontecer?
Vai acontecer a mesma coisa. Vai aumentar pro mesmo lugar? Vai. Mas tu
não disseste que esta aqui tinha mais? Disse! Vamos tentar, tu dizes que vai acontecer a
mesma coisa, mas se uma tinha mais que a outra... então tenta. – Ele coloca
a massinha no copo, e eu pergunto: - e aí?
Aumentou até a segunda linha A mesma coisa? Então podemos tirar? Podemos. Agora vou te fazer outra
pergunta, e se essa aqui eu cortar ela em vários pedacinhos e colocar ali
dentro, o que tu achas que vai acontecer? Vai crescer. Vai crescer.
Muito? Vai crescer mais que a outra? Acho
que sim. Acha que sim? Vai passar da
linha? Acho que vai. Acha que vai,
então vamos tentar, pode botar. E aí, passou da segunda linha? Não. E foi assim que tu pensaste? Foi.
Mas tu disseste que ia passar da segunda linha. - Ele movimenta a cabeça,
parecendo não ter certeza – quanto tu
pensaste que ia passar? Pensei que ia
passar até aqui. – Apontando
com o dedo um pouco acima da marcação. Mas
não passou? Não.
Então tá. Posso fazer a mesma coisa com o outro? Vai fazer a mesma coisa com o outro? Então faz. Tem a mesma
quantidade? Tem. Então vamos tentar de novo. E aí? Ficou na segunda linha. E tu pensou que ia ficar na segunda linha?
Pensei. Agora tu pensaste? Agora eu
pensei. Então deu certo o que tu
tinhas pensado? Sim. Então tá Miguel, muito obrigada pela tua
ajuda hoje. Agora eu vou lavar as minhas mãos.
Observei que o menino se manteve
interessado na realização da atividade. Sem dificuldade em responder as
perguntas feitas. Ele se encontra ainda no estádio pré-operatório, pois
demostrou ainda não possuir a capacidade de conservação de volume, nesta
atividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário