sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Um Pouco Mais Sobre Inclusão

O texto final da interdisciplina Educação de Pessoas Portadoras de Necessidades Educacionais Especiais traz várias dicas preciosas de estratégicas pedagógicas que podem ser utilizadas em sala de aula com o objetivo de transformá-la num ambiente inclusivo. Práticas de inclusão em educação são todas as ações dos educadores (professores, técnicos pedagógicos, gestores, funcionários...) que promovam a participação plena do aluno em seu processo educacional e na vida cotidiana da escola. Por participação plena queremos dizer o usufruto do aluno, qualquer que seja ele, daquilo que lhe é direito: ser educado na escola. E ser educado, é sempre bom lembrar, significa aprender tanto conteúdos curriculares quanto a conviver com a comunidade escolar. Como praticar a Inclusão? A primeira pergunta que você precisará fazer para orientar sua prática é: de que modo posso garantir a participação de meus alunos nas aulas, de forma que eles tanto aprendam o que quero ensinar (em termos de conteúdos disciplinares e de comportamento) quanto a utilizar estes ensinamentos na vida – e em especial, na vida cotidiana na escola? Em sentido mais geral, alguns aspectos a considerar são relativos ao contexto desta aprendizagem: como é esta escola? Qual é o seu projeto político pedagógico? Quais os seus recursos humanos, físicos e materiais?  Que tipo de valores perpassam por ela?
“ Ninguém educa ninguém, como tampouco ninguém se educa a si mesmo: os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo. ” (FREIRE, 1987, p. 69). À afirmação do mestre e professor Paulo Freire, citada acima, acrescentaríamos: E o melhor mediador do mundo é o professor! Se você pretende ser um professor orientado por princípios de uma educação inclusiva, a primeira coisa a fazer é reconhecer que, justamente por sermos professores – aquele profissional que, necessariamente, vive de estudar – não sabemos tudo. O que nos diferencia de outros profissionais não é saber as coisas, mas sim procurar saber delas. O professor é aquele que sempre está disposto a aprender. O “professor inclusivo” tem esta consciência em grau potencializado, pois se encanta com a diversidade humana e sabe que, por mais que acumule conhecimentos, nunca terá a garantia de que tudo o que sabe é suficiente para cada nova situação educacional.
Referências:

SANTOS, Mônica Pereira dos. Práticas De Inclusão Em Educação: Dicas Para Professores.  Programa de Pós-graduação em Educação | Faculdade de Educação | UFRJ. Disponível em: <https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2232629/mod_resource/content/1/10.%20Pr%C3%A1ticas%20de%20Inclus%C3%A3o%20em%20Educa%C3%A7%C3%A3o.pdf>

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