O vídeo como o próprio título sugere, explica como foram
criadas e a que se propõe as teorias da psicologia do desenvolvimento. A
psicologia do desenvolvimento se pergunta sobre a interferência o tempo de vida
nos processos da criança. Preocupa-se com as mudanças ao longo da vida e estuda
que fatores promovem essas mudanças.
Para isso utiliza-se das Teorias psicogenéticas que priorizam a
interação e a construção do conhecimento. Interação explicada da seguinte maneira
por Piaget, Vygotsky e Wallon,
Piaget – mediação é a ação da criança. - As necessidades levam a
ação, as ações serão desequilibradas pelas transformações que aparecem no
mundo.
Cada
nova conduta vai reestabelecer o equilíbrio e construir um equilíbrio ainda
mais estável que o anterior.
Vygotsky – mediação pela cultura – ferramentas culturais
interferindo na interação com pessoas e com o meio.
Wallon –quem faz a mediação são as emoções, elas estruturam até as
primeiras cognições. Podem ser consideradas como a origem da consciência, provocam
mudanças na inteligência e impulsionam o desenvolvimento mental.
Para Piaget, cada nova conduta
vai estabelecer o equilíbrio e construir um equilíbrio ainda mais estável que o
anterior. Etapas sequenciais superando fases anteriores. O
desenvolvimento se dá por etapas, todo o conhecimento começou de algum ponto e
assim etapas anteriores possibilitaram uma nova etapa na aprendizagem.
São aspectos estudados pela Psicologia do Desenvolvimento:
o desenvolvimento cognitivo, desenvolvimento
afetivo, desenvolvimento social e desenvolvimento psicomotor.
Referências:
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