quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Relembrando e Compartilhando Experiências sobre Inclusão


           O texto “História, conceito e tipos de deficiência”   e o vídeo da professora Izabel Maior trouxe muitos esclarecimentos quanto aos tipos de deficiências e os desafios encontrados pelas pessoas que apresentam uma ou mais deficiências. Em todos esses anos de trabalho na educação infantil tive alguns contatos com alunos com deficiência, a primeira vez que recebi um aluno de inclusão foi no ano 2000, ele ouvia, mas não falava e apresentava deficiência intelectual (cognitiva). 
              Era um menino prestes a completar 6 anos, vivendo sua primeira experiência escolar, e de interação social, pois sua família mostrava-se extremamente superprotetora e frequentar a escola de educação infantil foi recomendação médica. Em nosso primeiro encontro ele me olhava pulava e gritava, os outros alunos não presenciaram este encontro.  Eu tinha pouca experiência na época, mesmo percebendo que seria uma tarefa difícil, considerei como um desfio, e como eu tinha um vínculo muito forte com a turma em que trabalhava, busquei sensibiliza-los e consegui que colaborassem e auxiliassem na adaptação e na inclusão desse aluno. Tive apoio de técnicos da SME, psicóloga, fonoaudióloga, psicopedagoga o que considero contribuiu muito para os avanços e aprendizagens do menino que ao final daquele ano já brincava e interagia com os colegas, participava de jogos e brincadeiras, demostrava algum interesse em realizar as atividades propostas e começava a pronunciar algumas palavras. 
                   Essa foi uma experiência positiva. Depois disso já tivemos casos na escola em que nos sentimos totalmente abandonadas, à deriva, pouco ou nenhum apoio das famílias e da equipe   diretiva e da SME.    Atualmente na minha turma não tenho nenhum aluno com deficiência, mas percebo que as professoras estão mais preparadas, não só no que diz respeito ao trabalho pedagógico com os alunos portadores de necessidades educacionais especiais, como também estão buscando amparo legal para a inclusão seja efetiva. É um longo caminho.

Referências: 
MAIOR, Izabel, Historia, Conceitos e Tipos de Deficiência. Disponível em <https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2206603/mod_resource/content/1/Hist%C3%B3ria%2C%20conceito%20e%20tipos%20de%20defici%C3%AAncia.pdf> acesso em 12 de janeiro de 18.

MAIOR, Izabel: BEZERRA, Benilton. DEFICIÊNCIAS e Diferenças. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=27&v=29JooQEOCvA. Acesso em 12 de janeiro de 18. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário