A Inovação pedagógica se
refere a mudanças na prática docente, que
deve sempre estar pautada na
reflexão desta, com o objetivo de levar o aluno a construção do seu
conhecimento utilizando para isso recursos e atividades que favoreçam essa construção. Atualmente as mudanças ocorrem rapidamente em todas as esferas de nossas
vidas, mediadas pelo desenvolvimento tecnológico que favorecem a comunicação, a
vinculação de informações. A escola não pode ficar alheia a essa realidade, já
que os alunos se relacionam com as novas tecnologias. É preciso fazer delas
aliadas dos processos de aprendizagem e construção do conhecimento.
Para Cunha:
Ao tomar a inovação como algo abstrato, perde-se a noção de que ela se realiza em um contexto histórico e social, porque é um processo humano. A inovação existe em determinado lugar, tempo e circunstância, como produto de uma ação humana sobre o ambiente ou meio social. (CUNHA, )
O professor precisa manter-se atualizado, capacitado a mediar essas novas
formas de de interação com a cultura, o conhecimento e o mundo nesses novos
contextos de aprendizagem. (CUNHA, 2004, p.12)
Referências:
CUNHA,Maria
Isabel da.Inovações Pedagógicas e Reconfigurações de Saberes no Ensinar e no
Aprender na Universidade.VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências
Sociais.Centros de Estudos Sociais,Faculdade de Economia,Universidade de
Coimbra,Portugal,16 a 18 de setembro de 2004. Disponível em: https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2410670/mod_resource/content/1/MAriaIsabelCunha_InovacoesPedagogicas.pdf (acesso em 23 de julho de 18)
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