domingo, 5 de agosto de 2018

INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS



                    A Inovação pedagógica se refere a mudanças na prática docente, que  deve sempre  estar pautada na reflexão desta, com o objetivo de levar o aluno a construção do seu conhecimento utilizando para isso recursos e atividades que  favoreçam essa construção.  Atualmente as mudanças ocorrem  rapidamente em todas as esferas de nossas vidas, mediadas pelo desenvolvimento tecnológico que favorecem a comunicação, a vinculação de informações. A escola não pode ficar alheia a essa realidade, já que os alunos se relacionam com as novas tecnologias. É preciso fazer delas aliadas dos processos de aprendizagem e construção do conhecimento.
Para Cunha: 
 Ao tomar a inovação como algo abstrato, perde-se a noção de que ela se realiza em um contexto histórico e social, porque é um processo humano. A inovação existe em determinado lugar, tempo e circunstância, como produto de uma ação humana sobre o ambiente ou meio social. (CUNHA, )
O professor precisa manter-se  atualizado, capacitado a mediar essas novas formas de de interação com a cultura, o conhecimento e o mundo nesses novos contextos de aprendizagem. (CUNHA, 2004, p.12)


Referências:
CUNHA,Maria Isabel da.Inovações Pedagógicas e Reconfigurações de Saberes no Ensinar e no Aprender na Universidade.VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais.Centros de Estudos Sociais,Faculdade de Economia,Universidade de Coimbra,Portugal,16 a 18 de setembro de 2004. Disponível  em: https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2410670/mod_resource/content/1/MAriaIsabelCunha_InovacoesPedagogicas.pdf (acesso em 23 de julho de 18)

Nenhum comentário:

Postar um comentário