domingo, 5 de agosto de 2018

Pensando sobre Planejamento de Ensino: um ato político-pedagógico




MOMENTOS
PRINCIPAIS IDÉIAS
DEGUSTAÇÃO
RELAÇÃO COM A PRÁTICA
  1. “Escola e realidade social”



A variável inicial a ser considerada no planejamento do ensino diz respeito à escola e às suas relações com a  realidade social para a qual a ação pedagógica será planejada.
Para que se possa planejar de maneira eficiente é imprescindível conhecer a realidade social em que a escola está inserida, quais suas possibilidades e necessidades.
Para que o planejamento esteja relacionado com a realidade social da escola, procuramos estar atentas e informadas quanto aos fatos e  acontecimentos a que nossos aluno estão expostos e de que forma são afetados por estes.
  1. “Retrato sociocultural do educando”



A ação pedagógica escolarizada, quando consciente, não poderá, pois, distanciar-se da intenção política do tipo de ser humano que a educação pretende promover, para que não  incorra na arbitrariedade pedagógica e política do ato  educativo. No entanto, o tipo de cidadão que a escola pretende promover por meio da ação pedagógica estará  sempre ligado à concepção que se tenha de sociedade, de  educação e da pessoa em desenvolvimento. 
Conhecer a realidade social em que a escola está inserida, como são constituídas as famílias, como vivem, que olhar direcionam a criança, como estão educando seus filhos e quais suas expectativas em relação a  escola.
De acordo com a PPP da escola, as professoras devem na ocasião do ingresso da criança na escola realizar uma entrevista com os pais ou responsáveis por ela. Mas algumas vezes esta entrevista não acontece ou acontece tardiamente. Devem acontecer nos horários de planejamento da professora, que muita vezes não coincide com os horários que os pais possam ir à escola. Neste ano, agora no mês de maio, algumas professoras ainda não conseguiram concluir as entrevistas. Eu conclui, tenho 15 alunos e tendo consciência da importância desse momento para a realização do trabalho, me propus a fazer as entrevistas em horários que fossem mais favoráveis aos pais. Para isso agendei com eles, e fui a escola recebê-los fora do meu horário habitual.


  1. “Objetivos de ensino-aprendizagem e conteúdos de ensino”


- Um objetivo de ensino aprendizagem concreto só tem valor se ligado a um conteúdo programático também concreto.

- Todo  objetivo  de  ensino-aprendizagem deve necessariamente se preocupar com o objetivo maior de todo  sistema educacional, isto é, proporcionar meios para a  formação do homem crítico e criativo, independente e  competente, que domine um corpo de conhecimentos que  propicie a assimilação crítica e consciente da ciência em  estudo (matéria de ensino) e toda a problematicidade do  contexto social e seus múltiplos conflitos e contradições. 

- Só atingimos os objetivos, se o planejamento  despertar o interesse do aluno, que precisa sentir-se contemplado na proposta do professor. Caso isso não ocorra o professor pode e deve rever o planejamento e modificá-lo,
Levar em consideração  o contexto social em que o aluno está inserido, incluindo suas vivencias para que a aprendizagem se dê de forma mais significativa.
  1. “Procedimentos de ensino-aprendizagem”






- busca e a organização  de caminhos, de metodologias de trabalho que visam promover concretamente a aprendizagem dos conteúdos e  habilidades que propiciam ao aluno a assimilação crítica da  matéria de ensino. 
-. O procedimento de  ensino eficaz, ou seja, a intervenção pedagógica qualitativa é  um procedimento flexível que atende, ao mesmo tempo, à  estrutura da matéria de ensino e às características  assimilatórias do grupo de alunos.
- O objetivo maior desse processo
pode, assim, ser  resumido na premissa: pensar para repensar...repensar para agir...agir para transformar..., na qual o pensar para  repensar é o início de toda a ação que se preocupa com o  agir depois do pensar para repensar, cuja finalidade objetiva e  material será transformar algo situado a partir do agir-  reflexivo. 

Para que os objetivos sejam alcançados concretamente é preciso que o planejamento esteja apoiado na reflexão.
Os momentos de planejamento compartilhado, como em reuniões pedagógicas são importantes para que se possa entre professores funcionários e equipe diretiva da escola se possa organizar o planejamento de forma que o percurso do aluno na escola o leve não somente as aprendizagens dos conteúdos como também refletir sobre eles, e os impactos destes em sua vida e no seu meio social e no mundo.
  1. “Avaliação da aprendizagem”



- O ato de avaliar não pode ser confundido,  portanto, com o ato de medir. Medir o conhecimento humano, medir o conhecimento do aluno, é um ato praticamente impossível. É preciso, pois, substituir, de uma vez por todas, nos currículos escolares, a "cultura da medida do conhecimento" que resulta sempre na "cultura do conhecimento quantificável", na "cultura da nota",  pela cultura da aprendizagem concreta.
- a avaliação da aprendizagem ao contrário do que se verifica na prática pedagógica cotidiana,  é parte integrante do processo de ensino e do processo de  aprendizagem e somente tem valor pedagógico se estiver a  serviço da aprendizagem do aluno. 
“medir o conhecimento do aluno, é um ato praticamente impossível”
Impossível, mas que tem sido praticado nas escolas há muito tempo, avaliar de forma quantitativa e com finalidade de promoção e não de realmente avaliar o conhecimento do aluno.
Na Educação Infantil a avaliação não tem a função de medir o conhecimento , nem de promoção. A avaliação na educação infantil tem como objetivo o acompanhamento do processo de ensino e de aprendizagem, avaliando não apenas as aprendizagens e o conhecimento do aluno, mas também  os conteúdos trabalhados, as atividades e experiências oportunizadas, os recursos utilizados e de que forma estes contribuíram nesses processos.   É ação reflexiva, para que se possa dar continuidade ao trabalho pedagógico, através de novo planejamento que atenda as especificidades dos alunos.

Referências:
 RAYS,Oswaldo Alonso.Planejamento de Ensino: um ato político-pedagógico. Disponível em: https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2408143/mod_resource/content/1/Planejamento%20de%20ensino%20um%20ato%20pol%C3%ADtico-pedag%C3%B3gico%20de%20Rays.pdf acesso em: 24 maio de 2018.


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