MOMENTOS
|
PRINCIPAIS IDÉIAS
|
DEGUSTAÇÃO
|
RELAÇÃO
COM A PRÁTICA
|
|
A variável inicial a ser considerada no planejamento do
ensino diz respeito à escola e às suas relações com a realidade social para a qual a ação
pedagógica será planejada.
|
Para que se possa planejar de maneira eficiente é
imprescindível conhecer a realidade social em que a escola está inserida,
quais suas possibilidades e necessidades.
|
Para que o planejamento esteja relacionado com a realidade
social da escola, procuramos estar atentas e informadas quanto aos fatos
e acontecimentos a que nossos aluno
estão expostos e de que forma são afetados por estes.
|
|
A ação pedagógica escolarizada, quando consciente, não
poderá, pois, distanciar-se da intenção política do tipo de ser humano que a
educação pretende promover, para que não
incorra na arbitrariedade pedagógica e política do ato educativo. No entanto, o tipo de cidadão
que a escola pretende promover por meio da ação pedagógica estará sempre ligado à concepção que se tenha de
sociedade, de educação e da pessoa em
desenvolvimento.
|
Conhecer a realidade social em que a escola está inserida,
como são constituídas as famílias, como vivem, que olhar direcionam a
criança, como estão educando seus filhos e quais suas expectativas em relação
a escola.
|
De acordo com a PPP da escola, as professoras devem na
ocasião do ingresso da criança na escola realizar uma entrevista com os pais
ou responsáveis por ela. Mas algumas vezes esta entrevista não acontece ou
acontece tardiamente. Devem acontecer nos horários de planejamento da
professora, que muita vezes não coincide com os horários que os pais possam
ir à escola. Neste ano, agora no mês de maio, algumas professoras ainda não
conseguiram concluir as entrevistas. Eu conclui, tenho 15 alunos e tendo
consciência da importância desse momento para a realização do trabalho, me
propus a fazer as entrevistas em horários que fossem mais favoráveis aos
pais. Para isso agendei com eles, e fui a escola recebê-los fora do meu
horário habitual.
|
|
- Um objetivo de ensino aprendizagem concreto só tem valor
se ligado a um conteúdo programático também concreto.
- Todo
objetivo de ensino-aprendizagem deve necessariamente se
preocupar com o objetivo maior de todo
sistema educacional, isto é, proporcionar meios para a formação do homem crítico e criativo,
independente e competente, que domine
um corpo de conhecimentos que propicie
a assimilação crítica e consciente da ciência em estudo (matéria de ensino) e toda a
problematicidade do contexto social e
seus múltiplos conflitos e contradições.
|
- Só atingimos os objetivos, se o planejamento despertar o interesse do aluno, que precisa
sentir-se contemplado na proposta do professor. Caso isso não ocorra o
professor pode e deve rever o planejamento e modificá-lo,
|
Levar em consideração
o contexto social em que o aluno está inserido, incluindo suas
vivencias para que a aprendizagem se dê de forma mais significativa.
|
|
- busca e a organização
de caminhos, de metodologias de trabalho que visam promover
concretamente a aprendizagem dos conteúdos e
habilidades que propiciam ao aluno a assimilação crítica da matéria de ensino.
-. O procedimento de
ensino eficaz, ou seja, a intervenção pedagógica qualitativa é um procedimento flexível que atende, ao
mesmo tempo, à estrutura da matéria de
ensino e às características
assimilatórias do grupo de alunos.
- O objetivo maior desse
processo
pode, assim, ser resumido na premissa: pensar para repensar...repensar para agir...agir para transformar...,
na qual o pensar para repensar é o
início de toda a ação que se preocupa com o
agir depois do pensar para repensar, cuja finalidade objetiva e material será transformar algo situado a
partir do agir- reflexivo.
|
Para que os objetivos sejam alcançados concretamente é
preciso que o planejamento esteja apoiado na reflexão.
|
Os momentos de planejamento compartilhado, como em
reuniões pedagógicas são importantes para que se possa entre professores
funcionários e equipe diretiva da escola se possa organizar o planejamento de
forma que o percurso do aluno na escola o leve não somente as aprendizagens
dos conteúdos como também refletir sobre eles, e os impactos destes em sua
vida e no seu meio social e no mundo.
|
|
- O ato de avaliar não pode ser confundido, portanto, com o ato de medir. Medir o
conhecimento humano, medir o conhecimento do aluno, é um ato praticamente
impossível. É preciso, pois, substituir, de uma vez por todas, nos currículos
escolares, a "cultura da medida do conhecimento" que resulta sempre
na "cultura do conhecimento quantificável", na "cultura da
nota", pela cultura da
aprendizagem concreta.
- a avaliação da aprendizagem ao contrário do que se
verifica na prática pedagógica cotidiana,
é parte integrante do processo de ensino e do processo de aprendizagem e somente tem valor pedagógico
se estiver a serviço da aprendizagem
do aluno.
|
“medir o conhecimento do aluno, é um ato praticamente
impossível”
Impossível, mas que tem sido praticado nas escolas há
muito tempo, avaliar de forma quantitativa e com finalidade de promoção e não
de realmente avaliar o conhecimento do aluno.
|
Na Educação Infantil a avaliação não tem a função de medir
o conhecimento , nem de promoção. A avaliação na educação infantil tem como
objetivo o acompanhamento do processo de ensino e de aprendizagem, avaliando
não apenas as aprendizagens e o conhecimento do aluno, mas também os conteúdos trabalhados, as atividades e
experiências oportunizadas, os recursos utilizados e de que forma estes
contribuíram nesses processos. É ação
reflexiva, para que se possa dar continuidade ao trabalho pedagógico, através
de novo planejamento que atenda as especificidades dos alunos.
|
Referências:
Nenhum comentário:
Postar um comentário