domingo, 5 de agosto de 2018

INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS


               Inovação é ação que transforma, que produz  e é produzida,  e que se dá pela e sobre a ação humana no ambiente ou meio social e que determina a circunstância que acontece, constitui, cria objetos técnicos (artefatos culturais e tecnologias). E com eles,  ao mesmo tempo,  atingindo, influenciando e constituindo,  novas formas de agir,  viver, e se relacionar em todas as esferas da sociedade como: instituições (famílias, escolas, igrejas, etc.),indústrias, fábricas, espaços de lazer, que serão condicionadores e condicionados pelo espaço e tempo cronológico e histórico. 
 Para Cunha: 
Ao tomar a inovação como algo abstrato, perde-se a noção de que ela se realiza em um contexto histórico e social, porque é um processo humano. A inovação existe em determinado lugar, tempo e circunstância, como produto de uma ação humana sobre o ambiente ou meio social. (CUNHA, 2004, p.12)

           Todos esses aspectos da inovação fundamentam a inovação pedagógica que pressupõe não apenas a inclusão de novidades (inclusive as tecnológicas). A Inovação Pedagógica requer uma ruptura paradigmática,  que significa e/ou  permite e/ou possibilita mudanças na forma de entender o conhecimento,  rompendo com  a forma tradicional de ensinar,  constituída pela padronização,  memorização e repetição, que fundamenta  e fundamentada nos princípios positivistas da ciência moderna constituída por modelos matemáticos como únicos modos de produzir conhecimento, pelo determinismo e pelo empirismo. Essas mudanças na forma de entender o conhecimento pressupõe reconhecer a validade do indeterminismo, do aleatório, da probabilidade, do acontecimento como princípios epistemológicos próprios da complexidade dos fenômenos naturais e socioculturais que caracteriza o meio social  que transforma e é transformado pela inovação  e/pelas interações  com a ação humana em todos os aspectos, que como já foi dito fundamentam a Inovação Pedagógica.


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