Inovação é
ação que transforma, que produz e é produzida, e que se dá pela e
sobre a ação humana no ambiente ou meio social e que determina a
circunstância que acontece, constitui, cria objetos técnicos (artefatos
culturais e tecnologias). E com eles, ao mesmo tempo, atingindo,
influenciando e constituindo, novas formas de agir, viver, e se
relacionar em todas as esferas da sociedade como: instituições (famílias,
escolas, igrejas, etc.),indústrias, fábricas, espaços de lazer, que serão
condicionadores e condicionados pelo espaço e tempo cronológico e histórico.
Para Cunha:
Para Cunha:
Ao tomar a inovação como algo
abstrato, perde-se a noção de que ela se realiza em um contexto histórico e
social, porque é um processo humano. A inovação existe em determinado lugar,
tempo e circunstância, como produto de uma ação humana sobre o ambiente ou meio
social. (CUNHA, 2004, p.12)
Todos esses aspectos da inovação
fundamentam a inovação pedagógica que pressupõe não apenas a inclusão de
novidades (inclusive as tecnológicas). A Inovação Pedagógica requer uma ruptura
paradigmática, que significa e/ou permite e/ou possibilita mudanças
na forma de entender o conhecimento, rompendo com a forma tradicional
de ensinar, constituída pela padronização, memorização e repetição, que fundamenta e fundamentada nos princípios
positivistas da ciência moderna constituída por modelos matemáticos como únicos
modos de produzir conhecimento, pelo determinismo e pelo empirismo. Essas
mudanças na forma de entender o conhecimento pressupõe reconhecer a validade do
indeterminismo, do aleatório, da probabilidade, do acontecimento como
princípios epistemológicos próprios da complexidade dos fenômenos naturais e
socioculturais que caracteriza o meio social que transforma e é
transformado pela inovação e/pelas interações com a ação humana em
todos os aspectos, que como já foi dito fundamentam a Inovação Pedagógica.
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