domingo, 5 de agosto de 2018

COMÊNIO PAI DA DIDÁTICA

Jan Amos Komenský (em português Comenius ou Comênio),nasceu em 28 de março de 1592,, em Niwnitz, na Moravia. em uma família protestante, perdeu seus pais e irmãos aos 12 anos, passou aos cuidados de uma tia paterna e entrou na escola Unitas Fratrum. foi um religioso, professor, cientista e escritor checo, considerado o " Pai da Didática ".  
Comênio vivenciou várias guerras, dificuldades e injustiças pois, seguiu carreira religiosa do grupo protestante Irmãos Boêmios. Sendo assim teve que fugir para a Polônia quando, no início da Guerra dos 30 Anos, em 1618, o rei Ferdinando II decidiu reimpor o catolicismo na Boêmia. Sua revolta com a situação o levou a escrever obras filosóficas e pedagógicas satirizando a ordem vigente e propondo mudanças radicais. Comênio, de fato revolucionou a sociedade de sua época. Num momento histórico em que o habitual era o uso da " palmatória ", Comênio lutava por uma escola na qual as crianças seriam respeitadas como seres humanos dotados de inteligência, aptidões, sentimentos e limites.
Segundo Comênio Didática é a arte de ensinar, e assim como a religião, a educação é feita para o homem, e não o homem para educação. De acordo com ele o homem é um ser dotado de razão, e por isso o mesmo pode entender a si e a todas as coisas que o norteiam. O filosofo Comênio combateu o sistema Medieval, defendeu o ensino de “tudo para todos” e foi o primeiro teórico a respeitar a inteligência das crianças. A prática escolar para Comênio deveria imitar os processos naturais, “a natureza”, onde os interesses das crianças deveriam ser relevantes, e o professor passaria então a ser encarado como um profissional, e como tal deveria ser bem remunerado. Comênio defende a ideia da natureza como modelo de ensino, Para  Comênioo desejo pelo saber se manifesta na infância, defendia a educação desde a infância, com espaços apropriados que deveria ser a escola que deveria ser uma oficina de humanidade. Quanto ao conteúdo de um currículo, para a educação infantil, refere-se, inicialmente, à aquisição da linguagem, atentando para as formas de raciocínio implícitas na conversa cotidiana das crianças, para desenvolver habilidades cognitivas básicas, que aparece no que ele denomina de Escola Materna de 0 aos 6 anos.          Comênio no século XVII, foi  pioneiro na proposta de uma educação democrática, que incluísse a todos, pobres, ricos, homens, mulheres, inteligentes e menos capazes. Na sua Didática Magna, prega um ensinar tudo a todos totalmente. Considerava  que Didática Magna, ou Tratado da Arte Universal de Ensinar Tudo a Todos , seria um método seguro de instituir em todas as comunidades, escolas para a formação de jovens, independente de sexo ou classe social. Nesse sentido a proposta de Comênio se constitui pioneira na democratização do ensino, onde mulheres e os menos favorecidos socialmente também são incluído             Para Comênio a aprendizagem está ligada à uma forma de percepção do mundo necessário  de que a criança, enquanto sujeito do conhecimento, vá tomando consciência do que existe ao seu redor e comece a constituir as razões pelas quais as coisas se fundamentam. O processo de conhecimento se dá a partir da experimentação do mundo.         Comênio ainda enfatiza a necessidade de um método didático que estimule os alunos ele afirma que : “ a alguns não falta a aptidão para os estudos, mas a vontade; e obrigá-los a estudar contra a vontade é ao mesmo tempo, enfadonho e inútil.( Comênio, 1966, p173).
Referências:
COMÊNIO, João Amós. Didática Magna – Tratado da Arte Universal de Ensinar tudo a todos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1966. 
GASPARIN, João Luiz. Comênio ou da Arte de Ensinar tudo a todos. Campinas, SP: Papirus, 1994

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