COMÊNIO PAI DA DIDÁTICA
Jan Amos Komenský (em português Comenius ou Comênio),nasceu em 28 de março de 1592,, em Niwnitz, na Moravia. em uma família protestante, perdeu seus pais e irmãos aos 12 anos, passou aos cuidados de uma tia
paterna e entrou na escola Unitas
Fratrum. foi um religioso, professor, cientista e
escritor checo, considerado o " Pai da Didática ".
Comênio vivenciou várias guerras, dificuldades e
injustiças pois, seguiu carreira religiosa do grupo protestante Irmãos Boêmios.
Sendo assim teve que fugir para a Polônia quando, no início da Guerra dos 30
Anos, em 1618, o rei Ferdinando II decidiu reimpor o catolicismo
na Boêmia. Sua revolta com a situação o levou a escrever obras filosóficas e pedagógicas
satirizando a ordem vigente e propondo mudanças radicais. Comênio, de fato revolucionou a sociedade de sua época. Num momento histórico
em que o habitual era o uso da " palmatória ", Comênio lutava por uma
escola na qual as crianças seriam respeitadas como seres humanos dotados de
inteligência, aptidões, sentimentos e limites.
Segundo Comênio Didática é a arte de ensinar, e assim como a religião, a educação é feita para o homem, e não o homem para educação. De acordo com ele o homem é um ser dotado de razão, e por isso o mesmo pode entender a si e a todas as coisas que o norteiam. O filosofo Comênio combateu o sistema Medieval, defendeu o ensino de “tudo para todos” e foi o primeiro teórico a respeitar a inteligência das crianças. A prática escolar para Comênio deveria imitar os processos naturais, “a natureza”, onde os interesses das crianças deveriam ser relevantes, e o professor passaria então a ser encarado como um profissional, e como tal deveria ser bem remunerado. Comênio defende a ideia da natureza como modelo de ensino, Para Comênioo desejo pelo saber se manifesta na infância, defendia a educação desde a infância, com espaços apropriados que deveria ser a escola que deveria ser uma oficina de humanidade. Quanto ao conteúdo de um currículo, para a educação infantil, refere-se, inicialmente, à aquisição da linguagem, atentando para as formas de raciocínio implícitas na conversa cotidiana das crianças, para desenvolver habilidades cognitivas básicas, que aparece no que ele denomina de Escola Materna de 0 aos 6 anos. Comênio no século XVII, foi pioneiro na proposta de uma educação democrática, que incluísse a todos, pobres, ricos, homens, mulheres, inteligentes e menos capazes. Na sua Didática Magna, prega um ensinar tudo a todos totalmente. Considerava que Didática Magna, ou Tratado da Arte Universal de Ensinar Tudo a Todos , seria um método seguro de instituir em todas as comunidades, escolas para a formação de jovens, independente de sexo ou classe social. Nesse sentido a proposta de Comênio se constitui pioneira na democratização do ensino, onde mulheres e os menos favorecidos socialmente também são incluído Para Comênio a aprendizagem está ligada à uma forma de percepção do mundo necessário de que a criança, enquanto sujeito do conhecimento, vá tomando consciência do que existe ao seu redor e comece a constituir as razões pelas quais as coisas se fundamentam. O processo de conhecimento se dá a partir da experimentação do mundo. Comênio ainda enfatiza a necessidade de um método didático que estimule os alunos ele afirma que : “ a alguns não falta a aptidão para os estudos, mas a vontade; e obrigá-los a estudar contra a vontade é ao mesmo tempo, enfadonho e inútil.( Comênio, 1966, p173).
Referências:
COMÊNIO, João Amós. Didática Magna – Tratado da Arte Universal de Ensinar tudo a
todos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1966.
GASPARIN, João Luiz. Comênio ou da Arte de Ensinar tudo a todos. Campinas, SP: Papirus,
1994
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