domingo, 5 de agosto de 2018

UM MOMENTO ESPECIAL






       A semana de 07 a 11 de maio, na escola de Educação Infantil em que trabalho foi a Semana da Família na Escola. Foram propostas brincadeiras e atividades para as crianças e suas famílias, ouviram, histórias, construíram juntos brinquedos com materiais recicláveis diversos, desenharam, pintaram e principalmente brincaram juntos.






        Na minha turma, como culminância, na sexta- feira convidamos as famílias a participar do “Dia do Carinho”, uma experiência de troca, afeto e uma interação entre pais e filhos, mediada por atividades lúdicas. A atividade é baseada no método da matroginástica.

O conceito de matroginástica foi popularizado nos anos 1970 pelo professor alemão Helmut Shulz. Ele valorizava a atividade física entre pais e filhos em nome de uma melhor saúde física e piscológica das crianças. Shulz desembarcou no Brasil em 1975 para ministrar palestras e, assim, a prática se difundiu no país. Aqui no município de canoas, nas Escolas de Educação Infantil chamamos de Dia do Carinho. ( FERRONATO, 2018)        

     Eu já havia feito essa atividade outras vezes com crianças de 5 a 7 anos e suas famílias, mas desta vez a proposta foi para crianças de 11 meses a 3 anos. Para que tudo transcorresse como desejávamos, alteramos a rotina das crianças ( alimentação, sono e higiene ) para que chegassem ao fim do dia dispostos a participar das atividades. Planejei para que durasse cerca de 30 minutos ao todo. As atividades propostas e as músicas utilizadas as crianças já conheciam, isso é importante para que se crianças dessa faixa etária se sintam motivados a participar. Foi uma boa experiência. Contamos com a participação de grande parte da turma. 
          
         Deixo aqui como sugestão o planejamento:

DIA DO CARINHO - MATROGINÁSTICA

Publico alvo: pais, reponsáveis e alunos da turma berçário e Maternal I. 
Objetivo: propiciar aos pais (familiar) e alunos um momento de integração através do brincar reforçando valores Humanos.

1º MOMENTO - Recepcionar as famílias, boas vindas enfatizar a importância deste momento.
Matroginática, o que é?
“Matro” vêm do latim “mater”, significando mãe. Acrescentado do sufixo “ginástica”, entende-se como ginástica para mãe e filho, que, segundo Schulz (1989), passou a ser conhecida como “atividade física entre pais e filhos”.
A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas
O conceito de matroginástica foi popularizado nos anos 1970 pelo professor alemão Helmut Shulz. Ele valorizava a atividade física entre pais e filhos em nome de uma melhor saúde física e piscológica das crianças. Shulz desembarcou no Brasil em 1975 para ministrar palestras e, assim, a prática se difundiu no país. 
Aqui no município de canoas, nas Escolas de Educação Infantil chamamos de "Dia do Carinho". 
2º MOMENTO 
- Contação de história: As familias do Mundinho

3º MOMENTO
- Cantar em família  (musica:Velha Infância - Tribalistas)
         -Brincar de estátua ( música: Estátua - Xuxa) 
         
A imagem pode conter: 1 pessoa- Cantar e brincar: "levantar um braço... olhar pra família e dar um abraço"
 -Dançando encostar partes do corpo    que forem           solicitadas   pela professora: mão com mão, pé com pé...
A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e criança
-Atividade em grupo: dois grupos, com TNT grande passar a bola um grupo para o outro.

-Cantar - cantar para os filhos e os filhos para os pais, podem sentar-se nos colchonetes. (música Trevo (tu) - Anavitória)

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e criançaMOMENTO FINAL: 
-Acomodados no colchonete, os pais massageiam e acariciam seus filhos, os filhos massageiam os pais, até que todos recebam a massagem ao som de musica relaxante.
-Comentários  dos participantes a respeito da atividade

        AGRADECIMENTOS E ENTREGA DOS TRABALHOS E LEMBRANÇAS



FERRONATO, Adriane. Jogos e Brincadeiras na Praça. Formação de professores, Canoas, maio/2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário