segunda-feira, 6 de agosto de 2018

PIAGET X VIGOTSKY

Piaget e Vigotsky  se dedicaram ao estudo do desenvolvimento e da aprendizagem. O suiço Jean Piaget e o russo Lev Vigotsky eram contemporâneos,  Vigotsky morreu jovem aos 37 anos Piaget continuou seus estudos por décadas. Vigotsky teve contato e faz em suas obras referência aos estudos de Piaget, mas o contrario não aconteceu, pois a edição das suas obras na União Soviética, entre 1936 e 1956, foi proibida, o que fez com que suas ideias fossem difundidas no meio acadêmico anos após sua morte.    Piaget era biólogo, suas pesquisas  foram  influenciadas pela biologia,  psicanálise e pela psicologia.  Vigotsky, formou-se em Direito e Literatura (História e Filosofia), fez cursos de  medicina e interessou-se pela  psicologia  no trabalho de formação de professores, com os problemas de crianças com defeitos congênitos. ,  viveu na União Soviética criada pela Revolução Russa de 1917, esse contexto as ideias  marxista, a antropologia, a  sociologia e a psicologia influenciaram suas pesquisas.  
               Ambos, em suas teorias,  partilham da ideia de que o desenvolvimento se dá na interação e na construção do conhecimento,   por isso são chamados interacionista construtivistas.          O primeiro como biólogo privilegia a maturação biológica,  considerando que  como outros organismos   os seres humanos,  sendo todos de uma mesma espécie se  desenvolvem da mesma maneira e que fatores internos têm maior importância que os externos. Para Piaget o começo do conhecimento é a ação do sujeito sobre o objeto, pois aprender é modificar, descobrir, inventar. o conhecimento. Depende da etapa do desenvolvimento em que o indivíduo se encontra.  O  conhecimento é a equilibração/reequilibração entre assimilação e acomodação, ou seja, entre os indivíduos e os objetos do mundo.  Cada pessoa constrói ativamente o conhecimento na interação com o meio e forma individual.
        Para Vigotsky, o desenvolvimento cognitivo se dá pelo processo de internalização da interação social com materiais fornecidos pela cultural, isto é também na interação, mas na interação social com a cultura mediado pela linguagem e/na relação como outro.  Mesmo tendo biologicamente o potencial de se desenvolver, se não interagir não se desenvolverá.
Quanto ao desenvolvimento da linguagem: Piaget acreditava que o desenvolvimento cerebral individual na criança permite que ela desenvolva as competências necessárias para a aquisição da linguagem,  para Piaget o pensamento resulta da coordenação dos esquemas sensorimotores e aparece antes da linguagem. O desenvolvimento cognitivo acontece anteriormente ao desenvolvimento da linguagem. O sujeito se desenvolve primeiramente nos aspectos psicomotores, para ele os balbucios do bebê fazem parte do desenvolvimento cognitivo, que virá favorecer o desenvolvimento da linguagem. A partir daí esses acontecem paralelamente.
         Para Vigotsky, o desenvolvimento cognitivo e o desenvolvimento da linguagem são processos interdependentes, que acontecem simultaneamente  desde o nascimento, influenciados por fatores externos, o meio social e cultural em que está inserido. O choro os balbucios para ele já são o  A aquisição da linguagem é importante na formação do pensamento,  possibilita o aparecimento da imaginação, o uso da memória e o planejamento da ação. Para Vygotsky os signos (significante + significado, por ex.: mesa, mapa, livro) e sistemas de signos          (a linguagem, a escrita, o sistema de números) não têm um caráter individual, mas são compartilhados por uma sociedade. Sua origem é social e foram elaborados ao longo          da história social e cultural desta sociedade.
         Para ambos a interação do sujeito com o meio é que favorece o desenvolvimento, a aprendizagem e a construção do conhecimento. Para Piaget os fatores internos têm maior importância que os externos, enquanto que para Vigotsky os externos são mais importantes que os internos.
 Referências:
 
MONTOYA, Adrián Oscar Dongo, PENSAMENTO E LINGUAGEM: PERCURSO PIAGETIANO DE INVESTIGAÇÃO, Psicologia em Estudo, Maringá, v. 11, n. 1, p. 119-127, jan./abr. 2006. Disponível em: https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2390158/mod_resource/content/2/Percursos%20piagetianos.pdf  (acesso em: 28 de junho de 2018)
PPT Vigotsky A CONCEPÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE LEV S. VYGOTSKY E SUA INFLUÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR.  Disponível em:    (acesso em: 28 de junho de 2018)
Vídeo Pensamento e Linguagem,  Disponível em:   https://www.youtube.com/watch?v=_BZtQf5NcvE
(acesso em: 28 de junho de 2018)

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