Turma mista Berçário/maternal I – 0 à 3 anos
Duração: 3 semanas
Áreas do
conhecimento:
·
Movimento
·
Música
·
Artes Visuais
·
Linguagem Oral e Escrita,
·
Natureza e Sociedade e
·
Matemática
Justificativa
Durante o período de
adaptação percebemos Tema o grande interesse demonstrado pelos alunos da turma
Berçário/maternal I por atividades, histórias e músicas que tenham como tema os
animais. É nessa fase que a criança apresenta grande desenvolvimento de suas
potencialidades físicas, motoras, cognitivas e sócio afetivas. Acreditamos que
através deste projeto criaremos oportunidades para o desenvolvimento das
capacidades de cada um, proporcionando ao grupo experiências significativas.
Objetivos Gerais
Oportunizar à criança a
participação em atividades lúdicas que envolvam movimento, musicalidade,
literatura, linguagem oral, artes plásticas, autonomia, sociabilidade e
iniciação de alguns conceitos dentro da faixa etária,
Objetivos específicos
·
Promover o desenvolvimento da linguagem
através das interações com o adulto e com outras crianças.
·
Desenvolver a expressão oral e corporal,
através de atividades que envolvam a imitação de animais.
·
Oportunizar a participação em atividades,
brincadeiras, contação de histórias, dramatizações e canções que envolvam o
tema.
·
Proporcionar e incentivar o desenvolvimento
de sentimentos positivos em relação aos animais (respeito, proteção).
·
Oportunizar o estabelecimento de algumas
diferenças e semelhanças entre os animais.
·
Estimular a fantasia, a imaginação e a
afetividade através de brincadeiras, histórias e dramatizações, com o uso de
fantoches máscaras e fantasias.
·
Oportunizar atividades em que se movimentem
de forma variada.
·
Oportunizar a exploração das diversidades
sonoras (sons dos animais).
·
Oportunizar a manipulação de diversos
materiais explorando suas características e propriedades.
·
Promover a ampliação do vocabulário.
·
Promover e incentivar o desenvolvimento do
pensamento lógico-matemático.
·
Promover a ampliação do conhecimento das
crianças sobre os animais (características, alimentação, habitat, locomoção).
Metodologias
·
Leitura de histórias que tem como tema os
animais.
·
Contação de histórias utilizando recursos
variados, fantoches, gravuras, livros, sanfona, DVD.
·
Manuseio de livros de materiais, formatos e
tamanhos variados.
·
Manuseio de brinquedos de materiais
variados como borracha, pelúcia, tecido e plástico.
·
Exploração de materiais como tinta têmpera,
massa de modelar, giz de cera, papeis, cola, sucata...
·
Observação e identificação dos animais em
fotos e gravuras.
·
Montar um mural com fotos de seus animais de
estimação.
·
Falar sobre os animais de estimação.
·
Cantar músicas relacionadas ao tema.
·
Imitação do som dos animais.
·
Imitação do som dos animais.
·
Observação de animais no pátio e nos arredores
da escola.
·
Participação em jogos, brincadeiras e
atividades da rotina que envolvam conceito matemáticos, relações espaciais,
cores, classificação e seriação.
·
Passeio ao minizoo do Parque Municipal
Getúlio Vargas.
·
Exposição de registros fotográficos das
atividades .
Avaliação
A avaliação
ocorrerá de forma contínua, através de observações, registros diários e parecer
descritivo, levando em conta o envolvimento do grupo, as interações e o
desenvolvimento de cada um no decorrer do trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário